fbpx

Não corte – Aprenda a recuperar as pontas do seu cabelo!

  Por Brenda Archanjo

Não conheço uma mulher que nunca tenha reclamado da aparência das pontas de seu cabelo.

Aposto que você mesmo, que está aqui lendo esse artigo deve ter um certo ranço pelas pontas das suas madeixas, afinal elas sempre estão com aquele aspecto de palha, espigadas ou até mesmo abertas.

Cujo literalmente faz com que a gente queira passar a tesoura nelas, mas, ao mesmo tempo a gente sente um dó no coração, pois sabemos que vamos perder alguns centímetros de cabelo, que sem dúvidas fazem uma baita diferença, principalmente se você adora o #projetocrescecabelo.

E agora o que fazer?

Primeiramente vamos sempre alertar que o uso excessivo de chapinhas, químicas, fontes de calor e descoloração são os maiores responsáveis por deixar o seu cabelo nesse estado.

Segundo, temos que nos atentar a termos uma boa alimentação e também fazer uma ingestão de suplementos capilares.

Terceiro ponto é que quase ninguém pensa mesmo sendo uma coisa obvia, é que o cabelo da ponta, é um cabelo mais antigo, que já passou por muita coisa do qual influenciou para ele estar assim sem vida, por isso precisamos dar uma atenção mais que especial para ele.

Então vamos ao que interessa agora ..

Existem inúmeros produtos no mercado que prometem tratar as pontas ressecadas, mas eles nem sempre funcionam e ainda por cima são caros.

Mas calma, não desanima, saiba que existem certos cuidados que você pode fazer para recuperar as pontas danificadas do seu cabelo.

Umectação para pontas espigadas

O melhor tratamento para pontas espigadas é a etapa de umectação, do qual vai devolver e repor os óleos vegetais e nutrientes que a ponta do seu cabelo perdeu devido ao tempo, com a umectação você também vai combater o frizz e o ressecamento, devolvendo assim o brilho e mantendo a ponta do seu cabelo por mais tempo hidratado.

Lembrando que o que estamos querendo aqui é recuperar as pontas do cabelo, então você não precisará de um pote enorme do seu óleo vegetal preferido, basta somente umas gotinhas nos fios da ponta, e deixar agir por 1 hora e depois lavar em seguida.

Caso você esteja em dúvida sobre qual óleo deve usar ou comprar para poder recuperar pontas espigadas eu indico esses aqui: óleo de arganóleo de coco, óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de amêndoas e óleo de baobá.

Hidratação para as pontas secas

Vinagre de Maça

Se suas pontas estiverem com aspecto seco, o vinagre de maça pode ser um ótimo aliado, pois ele ajudar a selar os fios, melhorando assim a aparência de pontas duplas.

Coloque uma colher de vinagre de maça no seu condicionador e ao lavar e finalizar como de costume, garanta que o condicionador tenha contato com as pontas secas.

Aloe Vera e Óleo de Rícino

A aloe vera é um condicionador natural para os cabelos, e fornece nutrientes que ajudam no fortalecimento.

Separe 5 colheres de sopa de gel de aloe vera e acrescente uma colher de sopa de óleo de rícino. Passe em todo cabelo, do couro cabeludo até as pontas. Deixe agir por uma hora e lave os cabelos normalmente.

Além desses tratamentos específicos, para melhorar a qualidade do fio e preservá-lo bonito é preciso tomar algumas precauções

  • Lave o cabelo sempre com água fria
  • Não amarre o cabelo com força
  • Evite pentear o cabelo molhado
  • Corte o cabelo regularmente
  • Evite o uso de secadores de cabelo
  • Beba muita água
  • Cuide da alimentação, consuma proteínas, gorduras, antioxidantes, vitaminas e minerais
  • Faça hidratações constantes
  • Massageie seu cabelo antes de lavar
  • Evite produtos químicos muito agressivos
  • Use um condicionador após lavagem do cabelo
  • Use produtos de qualidade

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário