Benefícios do vinagre no cabelo e como usar

  Por Brenda Archanjo

O vinagre virou um produto muito popular entre as mulheres. Não como alimento, mas como um remédio caseiro para o cabelo.

Vinagre para cabelo tingido, crescer cabelo, tratar queda de cabelo, caspa…

Será realmente verdade? Todos esses benefícios estão presentes? Bom, depois de muitas pesquisas e estudos, vim compartilhar com vocês todos os benefícios do vinagre para o cabelo.

Por que usar vinagre no cabelo?

Antes de mais nada, o vinagre é de maçã. Não use vinagre de álcool ou qualquer outro no cabelo. Ele pode estragar ou ressecar os fios.

Uma pesquisa realizada na China ¹, comparou o vinagre de maçã com o tradicional. Ela mostrou que além de conter menos açúcares, o vinagre de maçã é mais rico em aminoácidos, vitaminas e ácidos orgânicos benéficos para o cabelo.

O vinagre de maçã tem um pH ácido, enquanto muitos shampoos tem o pH mais alcalino, que pode remover o manto ácido. Quando esse manto se torna alcalino, as cutículas capilares se abrem e o cabelo incha.

O que isso tudo significa? Um cabelo opaco, volumoso, cheio de frizz e quebradiço. Por isso devemos restaurar o pH natural e manter o manto ácido para um cabelo forte e saudável.

O vinagre de maçã é capaz de equilibrar o pH e recuperar a saúde do cabelo.

Vejam os benefícios:

Fortalece e dá Brilho

Usar durante a lavagem, melhora a saúde do couro cabeludo, hidrata e dá brilho ao fio.

Rico em nutrientes, incluindo minerais, vitaminas do completo B, vitamina C e potássio. Ele cria uma camada externa mais forte e alisa as cutículas capilares. O resultado é um cabelo com impressão de alisado de tão sedoso e suave.

Queda de cabelo? Existem várias causas para queda de cabelo. É difícil dizer se o vinagre acabará com a queda capilar, mas contribui para uma diminuição.

Tratamento contra caspa e piolho

Ele contém ácido alfa-hidroxi, que ajuda na esfoliação do couro cabeludo. Ele também é anti-inflamatório e ajuda no tratamento contra caspa, piolho e lêndeas.

Segundo dermatologistas, as propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas combatem o acúmulo de células mortas e ajuda diminuir a coceira.

Não use o vinagre nas feridas.

Cabelos cacheados

Segundo algumas meninas, o vinagre ajuda cabelos encaracolados. O cacho fica mais solto e mais leve.

Funciona mesmo? Sim, o vinagre não pesa nos fios como o shampoo e condicionador, principalmente se for usado após a lavagem. Resumindo, diminui o aspecto mais pesado após a lavagem.

Clarear o cabelo

Esse é um dos benefícios do vinagre. Ele remove o acúmulo causado por produtos ou shampoos nos fios, dando uma leve clareada no tom de cabelo ao longo do uso.

Atenção: Se deseja um clareador, fazer luzes, tingir, cabelo loiro ou algo do tipo, o vinagre não traz o resultado que a maioria espera. O ideal é usar um produto específico.

Crescer o cabelo

Como já falamos todos os benefícios do vinagre acima, como pH mais ácido, vitaminas, minerais, aminoácidos e dentre outros, tudo isso contribui para o crescimento saudável.

Não espere que cresça mais rápido ou acelere o crescimento, mas ajudam pessoas com dificuldade no crescimento.

Como usar?

 

Após lavar o shampoo e condicionador, borrife vinagre de maçã diluído com água no cabelo. Depois enxague os fios. Caso o cheiro insiste, misture um pouco de óleo perfumado (coco, argan…) de sua preferencia.

¹ Analysis of nutritional components in fruit vinegar

 

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário