fbpx Skip to content

Hidratação capilar feita em casa – 5 receitas

Nosso cabelo sofre diariamente com agressões externas como, sol, vento, poluição, mudança de temperatura bruscas entre outros agressores, e tudo isso tende a resultar em um cabelo frágil, quebradiço, com um aspecto de palha devido o ressecamento causadas pelos agressores e pela perda de água.

E por mais eficaz que sejam os tratamentos de hidratação profissionais, nem sempre conseguimos fazer com frequência ou temos dinheiro suficiente para ir em um salão de beleza constantemente.

Por isso a minha dica de hoje, é recorrer para uma hidratação capilar com receitas caseiras para você melhorar o aspecto do seu cabelo.

No entanto, devemos tomar cuidados e seguirmos certas regras, pois não queremos danificar os nossos fios, e sim deixar eles mais fortes e saudáveis.

Já adianto que não existe receita caseira milagrosa, no entanto existem sim ingredientes caseiros que realmente auxiliam para uma boa hidratação capilar.

Agora vamos ao que interessa, confira 5 receitas caseiras para uma boa hidratação capilar feito em casa.

Hidratação com Bepantol (D-Pantenol)

O uso do da pomada Bepatanol, atualmente tem crescido muito dentro do universo da beleza e estética. E não é de hoje que ele possui benefícios dos quais auxiliam na saúde e aparência dos fios.

Devido ser rico de uma substância conhecida por dexpantenol (pró-vitamina B5),  o seu uso ajuda no combate do ressecamento e a opacidade dos fios de cabelos.

No entanto, ele não é absorvido pelo bulbo capilar, mas consegue repor nutrientes fundamentais para o cabelo.

Para fazer a hidratação com Bepantol, em vez de você usar a pomada, você precisara encontrar a versão líquida do produto, do qual costumam ser comercializado nas farmácias como “Bepantol Derma Solução”.

Com a solução líquida do Bepantol, você pode usar ele de duas formas diferentes.

A primeira forma de usar, é você acrescentar somente 200 ml do produto Bepantol, no seu shampoo, condicionador ou na máscara de hidratação.

No entanto, atenção você só pode escolher 1 produto para acrescentar os 200 ml. Pois se você adicionar em mais de um, o seu cabelo ficará pesado e oleoso demais.

A segunda forma de usar o Bepantol no cabelo, é você aplicar-lo diretamente nos fios logo após o banho, com eles ainda úmidos.

O produto não tem efeito algum em cabelos secos.

Hidratação com Ovos

Confesso que é meio bizzaro imaginar ovos, sendo um ingrediente caseiro para promover hidratação nos fios.

No entanto, este alimento é rico em proteínas e nutrientes dos quais são capazes de auxiliar a estrutura dos fios a serem mais firmes, evitando assim a queda, além de devolver ao cabelo o seu brilho e maciez.

E como a receita caseira acima, a hidratação com ovos também pode ser feita de duas maneiras diferentes. Confira

A primeira forma, você pode incluir um pouco da clara de ovo no quantidade de shampoo que você for usar na hora, e não em todo o produto da embalagem. Ou você pode combinar os ovos com outros ingredientes como manda a receita abaixo:

  • 2 gemas peneiradas;
  • 3 colheres de mel;
  • 1 colher de creme capilar neutro (ou à sua escolha).

Para aplicação desta receita caseira, o ideal é espalhar a mistura nos fios mecha por mecha, já com os cabelos lavados com shampoo e levemente secos.

O tempo para a permanência desta receita no cabelo é de aproximadamente de 15 minutos, após é necessário fazer o enxague com água gelada.

Uma dica super importante para quem for realizar esta receita é, não deixar que esta receita caseira chegue perto do couro cabeludo, ou aplicar-lo no bulbo capilar.

Hidratação com Azeite

Atualmente existem varias opções de hidratação com azeite, por exemplo você pode fazer uso do azeite de oliva, azeite de canola, azeite de babaçu entre outros.

Porém a receita caseira para hidratação com azeite de hoje, é sobre o azeite de oliva, que é rico em ômega 3 e possui vitaminas como K e D.

No entanto ao testar esta receita caseira, você precisará evitar fontes de calor, como secador e chapinhas por pelo o menos 48 horas. Confira abaixo a receita e o passo a passo.

  • 3 colheres (sopa) do seu creme de hidratação
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva

Você vai precisar misturar todos os ingredientes até que o azeite se dilua, depois é aplicar esta misturinha nos fios de cabelos limpos, evitando usar touca de hidratação e passar na raiz.

Após aplicação, é só esperar o tempo de 30 minutos para o efeito desejado e retirar toda a mistura do seus fios finalizando com o condicionador.

Hidratação caseira com Maizena

Esta receita caseira é uma das mais queridas das cacheadas, no entanto ela também pode ser usada por qualquer tipo de cabelo.

A maizena, também conhecida como amido de milho, é ótima para acabar com os cabelos que estão ressecados ou com aspecto de palha,  e devolver a força aos fios.

No entanto, não é aplicando o seu pozinho branco diretamente nos fios não. E sim misturar a maizena com água ou leite, porém a receita caseira com maizena que eu escolhi falar hoje é misturado com a água. Acompanhe o passo a passo:

Primeiramente você deve lavar as suas madeixas com shampoo sem sal, ao menos duas vezes. Após retire toda a umidade que ficou nos fios e aplique a sua máscara de hidratação preferida.

Depois você vai precisar misturar 4 colheres de maizena com água, e aquecer levemente até formar uma massa pastosa

Formando esta pasta, você precisará aplicar a pasta ainda morna no seu cabelo, por cima da máscara de hidratação, e vai deixar agir por 30 minutos.

Passado este tempo, você vai precisar retirar toda a mistura com água fria, sem usar nenhum tipo de shampoo.

Hidratação Caseira com Coco

Outra hidratação caseira super em alta é com o ingrediente coco, que é capaz de combater de vez o ressecamento das madeixas, devolvendo a elas o seu aspecto saudável.

Porém, atualmente existem duas receitas caseiras muito populares a base de coco, no entanto só uma tem a finalidade de hidratar, já que a outra sua finalidade é de umectação.

E é a hidratação com leite de coco, que queremos citar aqui pois estamos falando de hidratação capilar. Confira abaixo como fazer a receita caseira hidratação com leite de coco:

Você vai precisar de 3 colheres de sopa de leite de coco, para ser misturado com mais 3 colheres da sua máscara de hidratação favorita e 1 colher de sobremesa de cacau em pó.

Agora com os cabelos limpos e úmidos, você vai misturar todos os ingredientes que precisa da receita, depois você vai precisar aplicar essa misturinha nos seus fios, e deixar agir por meia hora, após é só enxaguar, e finalizar com o condicionador.

Cuidados antes da hidratação caseira

Como vocês devem ter lido a maioria da receitas caseiras que selecionei, precisa que seu cabelo esteja limpo ou lavado.

Para que assim seja possível que a misturinha possa ser absorvidas pelos fios de cabelos, sem que aja qualquer sujeira fechando as cutículas capilares.

Então a minha dica de ouro, é que antes que vocês façam qualquer receita caseira para hidratação se possível faça a higienização dos seus fios com um shampoo de limpeza profunda, pois ele consegue retirar por completo sujeiras e quaisquer resíduos deixados por outros produtos, como leave-in, protetor térmico, cremes de pentear entre outros.

Espero que vocês tenham gostado demais destas receitinhas caseiras, e quem for testar elas comentem abaixo!