fbpx

Dicas – Como acabar com a caspa de uma vez por todas!

  Por Brenda Archanjo

Caspa, uma única palavra mas que atormenta muitas mulheres, crianças e até homens de poder como o caso do nosso ministro de economia Paulo Guedes, cujo, recentemente dano uma entrevista, a câmera conseguiu captar sem querer diversos pontinhos brancos em seu paletó na altura do ombro.

O que são caspas?

Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, mais de 2 milhões de pessoas são diagnosticadas por ano só no Brasil.

A verdade é que a caspa, é uma condição do qual se desenvolve através da inflamação do couro cabeludo chamada de dermatite seborreica, cujo a inflamação acontece devido a fatores de excesso de oleosidade capilar, alimentação, genética e até mesmo estresse.

Muitas pessoas além de associar caspas com uma má higiene, também, tende confundir a dermatite seborreica com a doença de pele chamada psoríase, cujo se manifesta através de lesões avermelhadas e descamativas em forma deplaca.

Como acabar com as caspas?

Apesar de todo avanço em nossa medicina, atualmente não existe um tratamento certo para eliminar de uma vez por todas as caspas, o que de fato você pode fazer é seguir e tomar alguns cuidados para diminuir os pontinhos brancos que constrangem todo mundo quando são percebidos ao olho nu.

Shampoo Cetoconazol

O primeiro passo é trocar o shampoo que você costuma usar por um que tenha o principio ativo cetoconazol em sua composição, pois devido o cetoconazol ser um potente antimicótica (combate a micose), ele conseguira aliviar a coceira e a descamação, além dele também ter um efeito anti-inflamátorio, acalmando assim a inflamação do couro cabeludo.

Não use água quente

Uma outra atenção que você deve ter para eliminar as caspas, é na temperatura da água quando for lavar os cabelos, use apenas água fria/natural, a água morna/quente colabora para o aumento da oleosidade capilar, cujo consequentemente tende a fazer com que o seu couro cabeludo descame.

Crie uma rotina

Cabelos com tendências a oleosidade devem e precisam ao menos 1x ao dia realizar uma higienização no cabelo com shampoo cetoconazol para poder combater a proliferação de bactérias, retirar o excesso de oleosidade que provoca a descamação do couro cabeludo.

Caso suas madeixas são mais ressecadas porém você tem caspas, o ideal é que você crie uma rotina intercalados.

Busque seu equilibro

Muitas pessoas não acredita, porém o estresse e a ansiedade são uns dos grandes fatores para o surgimento dos flocos brancos, que são conhecidos como caspas.

Então, tende se acalmar encontrar um equilibro tanto para o bem estar da sua saúde mental quanto para a saúde do seu couro cabeludo.

Além disso, também é possível acabar com a caspa com um ingrediente barato e que todo mundo tem na cozinha, o vinagre de maça!

Vinagre de maça

Por o vinagre de maçã ter uma ação probióticos e conter propriedades anti-inflamatórias que ele consegue matar vírus e algumas leveduras que causam as coceiras no couro cabeludo.

Além do mais suas propriedades anti-inflamatórias consegue acalmar as inflamação do bulbo capilar responsável pela descamação, enquanto a alta acidez torna a vida das bactérias e fungos mais difíceis para a sua proliferação.

O vinagre de maçã também possui uma ação como um condicionador suave, selando as cutículas capilares e adicionando brilho ao cabelo, inclusive já falei sobre o vinagre de maçã aqui.

Receita

Misture meia xícara de vinagre de maçã com meia xícara de água, logo em seguida aplique a mistura no couro cabeludo massageando e deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida enxágue com água fria. Faça isso duas a três vezes na semana.

Veja e aprenda mais 3 receitas caseiras para acabar com as caspa clique aqui.

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário