Skip to content

3 Receitas caseiras para combater a caspa

Você sabia que a caspa é um problema extremamente comum e afeta homens e mulheres de todas as idades? Muitas pessoas ficam envergonhadas quando apresentam o problema, seja pela coceira, irritação constantes, ou então pela descamação que costuma acontecer sobre o couro cabeludo e cair sobre os ombros.

Entretanto, embora não tenha cura, a caspa possui tratamento e pode ser eliminada, desde que você tome as atitudes certas e se comprometa com o processo.

Confira, no vídeo abaixo ou continue lendo e descubra, o que é caspa e confira as 3 melhores receitas caseiras que eu separei para ajudar no combate.

Clique no play para assistir e não esqueça de se INSCREVER no canal!

O que é caspa?

A dermatite seborreica, conhecida popularmente de caspa, é a inflamação do couro cabeludo que resulta no processo de descamação da pele.

As células naturalmente se renovam ao longo do dia e tendem a ser substituídas a todo momento. No entanto, no caso da caspa, o episódio acontece de forma excessiva por conta da atividade das glândulas sebáceas que estão no couro cabeludo.

O que fazer?

A primeira coisa que você deve fazer é usar um shampoo anticaspa a base de cetoconazol. Ele consegue regular as atividades das glândulas sebáceas,e ainda possui um efeito anti-inflamatório.

Além disso, é possível acabar com a caspa com receitas caseiras. Abaixo, separamos 3 receitas simples e fáceis para você acabar com a caspa em casa.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio, é um desinfetante poderoso quando se trata de limpar qualquer coisa, incluindo o couro cabeludo. O bicarbonato de sódio consegue remover o excesso de oleosidade produzido pelo couro cabeludo, lavando a gordura extra que contribui para a caspa.

Receita

Molhe o cabelo e esfregue com um pouco bicarbonato de sódio, em seguida deixe descansar por 15 minutos e depois enxágue. Não use shampoo. Faça isso duas a três vezes por semana.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ótimo aliado quando o assunto é caspa, pois ele possui probióticos e propriedades anti-inflamatórias que matam vírus e leveduras que causam coceira na pele.

Suas propriedades antiinflamatórias acalmam as irritações do couro cabeludo causadas pela caspa, enquanto a alta acidez torna mais difícil para o crescimento de bactérias e fungos.

O vinagre de maçã também age como um condicionador suave, acalmando o couro cabeludo e adicionando brilho ao cabelo, inclusive já falei sobre o vinagre de maçã aqui.

Receita

Misture meia xícara de vinagre de maçã com meia xícara de água, logo em seguida aplique a mistura no couro cabeludo massageando e deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida enxágue com água fria. Faça isso duas a três vezes na semana.

Suco de limão

Você já colocou suco de limão em um machucado recente? Isso doeu como louco? Isso acontece porque os limões contêm propriedades anti-sépticas, e é por isso que eles são um ótimo remédio caseiro para um couro cabeludo.

Suco de limão, bem como o vinagre de maçã é ácido, e, portanto, altera o nível de pH do couro cabeludo, eliminando a caspa indesejada causada por bactérias e fungos.

Tenha em mente, no entanto, que o nível de pH do seu couro cabeludo muda ao longo do dia, e o suco de limão é apenas uma correção temporária.

Receita

Esprema 1 a 2 limões em um recipiente, depois pegue o suco de limão com uma seringa ou conta-gotas e aplique no couro cabeludo massageando o suco de limão fresco no couro cabeludo e deixe-o por 5 minutos.

Antes recomendamos testar uma gota de suco de limão em uma pequena parte do couro cabeludo,  se ele realmente picar ou arder muito, então dilua o suco de limão com água.

Repita este procedimento pelo menos 1 vez ao dia ou até a coceira desaparecer.

Causas da caspa

Vejam as quatro causas mais comuns da caspa.

Pele oleosa e irritada

Essa é a principal causa da caspa. Onde a pele fica muito oleosa, começa irritar e surge a caspa.

Pele seca

Este é especialmente um problema que acontece durante o inverno. Você já notou como sua pele tende a ficar seca ou escamosa durante o inverno, e precisa de uma dose extra de hidratante? Com seu couro cabeludo é o mesmo!

Durante o inverno, a pele do couro cabeludo fica seca, resultando em flocos brancos. É a caspa causada pela pele seca, que geralmente cai em flocos menores e não são oleosas.

Não escovar o cabelo suficiente

Isso pode parecer simples, no entanto, escovar o cabelo constantemente tende a aumenta o fluxo sangüíneo no couro cabeludo que automaticamente ajuda na queda normal das células da pele, reduzindo o risco de caspa e ainda tem um bônus adicional: é totalmente relaxante!

Usar produtos errados

Se você ainda está incerto a respeito de porque você tem caspa, sugiro que dê uma olhada nos produtos de cabelo que você está usando, pois se estiver usando produtos de cabelos que não são ideais para os seus fios, isso acaba auxiliando o seu couro cabeludo a ter inflamações e coceira.

Usar shampoo com muita freqüência também tende a irritar ainda mais o couro cabeludo, causando a caspa.

Se ao tomar essas atitudes o problema não cessar, talvez seja hora de você procurar um dermatologista. E ao contrário do que muitos pensam, a caspa não é contagiosa e, portanto, não é perigoso entrar em contato com alguém que tenha o problema.