fbpx

Psoríase capilar: O que é? O que causa? Como tratar?

  Por Brenda Archanjo

A psoríase é uma doença crônica, ou seja, é um tipo de doença que não é resolvida tão rapidamente.

Ela não coloca a vida da pessoa em risco, evitando assim um tratamento muito agressivo ou emergencial.

Ela acontece na pele e tem alguns sintomas característicos como manchas avermelhadas e ressecadas, coceira, queimação ou dor.

Embora seja uma doença muito comum ainda não há uma evidência do que pode provoca-la.

Normalmente ela se manifesta em placas no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos unhas, região genital e outras partes do corpo.

O que é psoríase?

A psoríase é uma inflamação, que acontece tanto em homens como em mulheres. É provável que de 1 a 3% da população mundial apresenta essa doença, ou seja, mais de 125 milhões de pessoas no mundo e mais de 5 milhões apenas no Brasil.

O próprio sistema do corpo começa a atacar as células dermatológicas por alguns motivos, causando lesões.

Causas

Qual é a principal causa da psoríase? Um dos motivos pode ser o próprio sistema imunológico extremamente ativo, que causa muita regeneração celular na superfície da pele.

Estudos mostraram que a psoríase é uma condição genética ou hereditária, mas cada pessoa tem uma experiência diferente, já que ela pode ser desencadeada por diversos fatores como:

  • Estresse: excesso de trabalho ou trauma emocional.
  • Roupas: roupas que podem irritar a pele, principalmente em pessoas com hiper sensibilidade.
  • Medicamentos: remédios que são bem comuns como betabloqueadores, anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno, diclofenaco e outros), lítio e tratamentos para a malária.
  • Infecções: geralmente infecções no nariz e na garganta.
  • Ferimentos, queimaduras ou tatuagens: as feridas na pele, as queimaduras causadas pelo sol, tatuagem que são feitas e são mal curadas, podem desencadear a psoríase.

Psoríase no couro cabeludo e tratamento

Embora não tenha cura, a psoríase no couro cabeludo pode ser tratada com o uso de shampoos, cremes e medicamentos que aliviam os sintomas, principalmente a coceira, e deve ser acompanhada por um dermatologista.

Um doa shampoos mais usados para tratar esse tipo de doença é o propionato de clobetasol a 0,05%.

Um dos principais sintomas nessa região é lesões avermelhadas e descamativas, coceira, queda de cabelo, dor e sensação de queimação.

Em alguns casos mais graves pode acontecer sangramento do couro cabeludo, que é principalmente provocado pelo fato de coçar a cabeça.

Alguns desses sintomas podem se espalhar do couro cabeludo para as orelhas, nuca, pescoço ou testa.

O tratamento pode variar de uma pessoa para outra, dependendo de cada caso. No entanto as formas mais utilizadas são:

1. Shampoos

Antes e depois com o shampoo da Farmácia Eficácia

Os shampoos para psoríase no couro cabeludo dever ser recomendada pelo médico, assim como a quantidade e o tempo de duração do tratamento.

O shampoo que contém propionato de clobetasol a 0,05% é um dos mais utilizados para este tipo de procedimento.

Ao lavar o cabelo é importante não forçar a saída das casquinhas para não haver sangramento.

O melhor produto e o mais indicado são os shampoos da Farmácia Eficácia.

Esse shampoo é desenvolvido com uma fórmula especial, que auxilia na regulação dos processos inflamatórios, apresenta ação local e é biocompatível com a pele.

O produto atende todas as particularidades de tratamento de psoríase no couro cabeludo.

O melhor modo de usar é aplicar o shampoo no couro cabeludo e massagear até formar espuma. O produto hidrata, cicatriza e limpa os cabelos sem ressecar. É importante frisar que o shampoo não cura a doença, ele somente auxilia no tratamento.

2. Remédios

O uso de medicamentos indicados pelos médicos também ajuda no funcionamento do shampoo. Eles agem no sistema imunológico, reduzindo a ação das células de defesa contra a pele, mas são indicados em casos muito graves.

3. Processo natural

A psoríase geralmente se manifesta de vez em quando em sua maioria em momentos de grande estresse na vida do paciente.

Além disso, algumas pessoas podem desenvolver ansiedade ou depressão o que piora ainda mais o processo de cura da doença. Nesses casos é necessário um acompanhamento de um profissional.

Alguns tratamentos naturais estão disponíveis como os cremes.

O creme para psoríase está presente também na farmácia eficácia por R$58,50 em 200ml.

Sua fórmula contém ureia, manteiga de karité, ácido lático e outros ativos que ajudam a fixar a hidratação na pele e restaura sua barreira protetora natural, prevenindo de futuras perdas de hidratação.

Podemos também ter alguns cuidados para evitar esse tipo de complicação como usar com frequência produtos hidratantes para o cabelo, cuidar do couro cabeludo, se possível evitar o tempo frio e seco, evitar produtos ou procedimentos estéticos que podem arranhar, cortar ou infeccionar o couro cabeludo.

Tome cuidado também com o seu emocional evitando situações de estresse, analise a quantidade de bebida alcoólica que você ingere, faça e exercício, coma bem e mantenha um peso e um estilo de vida saudável.

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário