fbpx

Cronograma Capilar aprenda a montar o seu e entender a necessidade do seu cabelo!

  Por Brenda Archanjo

Muito se fala sobre Cronograma Capilar, mas pouco se explica e se ensina sobre como montar um.

Por está razão, hoje eu resolvi falar sobre o que é um Cronograma Capilar e como você pode planejar um de acordo com a necessidade de cabelo.

O que é Cronograma Capilar?

Cronograma capilar é semelhante a uma agenda ou calendário, porém as ações do dia são voltados para uma rotina de cuidados com os cabelos, que intercala três tratamentos principais como: hidratação, nutrição e reconstrução.

Quem pode fazer Cronograma Capilar?

 Todos e qualquer tipo de cabelos independentes da textura ou curvatura, afinal todos as madeixas sempre acabam sofrendo influencias de fatores externos: como poluição, vento, exposição solar, química entre outros inúmeros fatores.

Porém antes de você sair criando um cronograma capilar de “cabeça”, primeiro você irá precisar realizar um teste de porosidade, para entender e saber qual é a maior necessidade do seu cabelo.

Faça o teste de porosidade:

Pegue um copo de vidro de preferencia transparente, adicione um pouco de água, após é só mergulhar um fio de cabelo.

  • Se o fio de cabelo boiar , você precisará investir mais em hidratação.
  • Se o fio de cabelo afundar, então invista mais na etapa de reconstrução.
  • Agora se o seu fio de cabelo, não boiar e nem afundar é sinal que ele precisa de nutrição.

Hidratação

Nossos fios de cabelos tendem a perder água todos os dias, resultando em um cabelo opaco, sem vida e com uma textura áspera. Por isso é fundamental entender a necessidade do seu fio.

Nutrição

Essa etapa é de suma importância para qualquer cronograma capilar, principalmente para cabelos cacheadas, pois a nutrição consegue “lubrificar” os fios, e assim repor os lipídios que consequentemente consegue repor a oleosidade natural das madeixas.

Sem contar que após fazer a etapa de hidratação, e em seguida a nutrição, ela será a responsável por manter as cutículas fechadas, conseguindo assim reter a água dentro dos fios e livre de frizz.

Reconstrução

Essa etapa tem uma palavra de ordem: queratina! Essa proteína representa 90% da massa capilar que se perde quando o cabelo é agredido e é reposta na reconstrução. A queratina também serve como uma película protetora para os fios, ajuda a manter as cutículas seladas e devolve o brilho e maciez.

Como montar um cronograma capilar?

 

Caso a necessidade do seu cabelo seja: hidratação você pode seguir o exemplo abaixo:

Agora se o seu cabelo precisa de nutrição, você também pode seguir o cronograma capilar da foto abaixo:

Por último mas não menos importante, se a necessidade do seu fio é a etapa de reconstrução você pode seguir a o cronograma abaixo:

 

Gostaram? Ainda com dúvidas? Então entre em contato comigo lá pelo insta @brenda.archanjo

Sem comentários

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário