Cebola para crescer cabelo e queda capilar – Será verdade?

  Por Brenda Archanjo

O suco de cebola vem sendo muito utilizado para tratar a saúde do cabelo. Mas o que tem chamado atenção são duas funções: Diminuir a queda capilar e crescer o cabelo.

Muitos não sabem, mas o suco de cebola não serve apenas para o crescimento capilar e diminuir a queda de cabelo. Ele possui vários outros benefícios para a saúde capilar:

  • Tratar a queda de cabelo
  • Crescer cabelo mais rápido
  • Anti-inflamatório
  • Tratamento contra raspa
  • Cabelo ralo
  • Cabelo seco e quebradiço
  • Diminuir cabelo branco
  • Evitar infecção e coceira no couro cabelo

Vejam os 5 principais benefícios do suco de cebola para o cabelo:

1 – Diminuir a queda

Vejo muitos sites falando sobre suco de cebola para queda de cabelo, mas será que funciona mesmo?

A cebola é um remédio caseiro seguro, natural e acessível. Quem não tem cebola em casa?

A cebola é rica em enxofre, um rico elemento nutricional e muito importante para o cabelo. Esse elemento é necessário para fios mais fortes. Quando utiliza suco de cebola no cabelo, fornece um fio mais forte e grosso, evitando a perda de cabelo.

Lembrando, o suco de cebola ainda não tem evidências para queda de cabelo relacionada a calvície, ou seja, alopecia androgenética.

2 – Suco de cebola para crescer cabelo

Outro benefício relacionado a cebola é fazer o cabelo crescer mais rápido. Mito ou Verdade?

A cebola é capaz de aumentar a circulação sanguínea. Ao utilizar o suco de cola no cabelo ou couro cabeludo, ela é capaz de estimular a circulação de sangue nos folículos capilares, melhorando assim o crescimento do cabelo.

Um estudo realizado em 2002, resolveu provar a ação da cebola na perda de cabelo. Separam dois grupos de pessoas:

  • Grupo 1: 23 pessoas, sendo 16 homens e 7 mulheres usando suco de cebola no cabelo
  • Grupo 2: 15 pessoas, sendo 8 homens e 7 mulheres usando água de torneira no cabelo.

Após duas semanas, o grupo 1 notou crescimento de pelos mais grossos. Quatro semanas depois, 74% do grupo 1 notou maior crescimento do cabelo. Após 6 semanas esse número aumentou em 87%. Sendo 94% dos homens e 71% das mulheres notaram mudança. No grupo 2, apenas 2 pacientes do total notaram crescimento.

3 – Cabelo branco

Por ser antioxidante, ela reduz os danos dos radicais livres. Acreditam que esses radicais livres são causadores do envelhecimento dos fios.

A cebola é rica em vitaminas do complexo B.

Estudos comprovaram que pessoas com menos de 35 anos com cabelo tem ausência de vitamina B no sangue. Vitaminas do complexo B ajudam prevenir e até rever os cabelos brancos.

O estresse também é um fator importante causador dos fios grisalhos. Adivinha? O estresse consome a vitamina B do nosso corpo, causando déficit de vitaminas do complexo B no organismo.

4 – Brilho e maciez

Pessoas que sofrem com cabelo seco e quebradiço, o suco de cebola ajuda restaurar o brilho e maciez do cabelo.

5 – Clareia ou escurece o cabelo?

Uns dizem que clareia e outros dizem que a cebola escurece os fios. Qual tem razão?

Na verdade, o chá de cebola tem o poder de clarear os fios. Assim como a exposição ao sol ocorre um desbotamento dos fios, a cebola age da mesma forma, intensificando esse clareamento.

Como usar a cebola no cabelo?

Agora que já sabem dos principais benefícios, não tenho dúvida que ficaram interessadas em usar. Se querem usar o suco de cebola no cabelo, bastar seguir o passo a passo abaixo:

  1. Descasque uma cebola e corte em pedaços.
  2. Extraia o suco espremendo. Pode bater no suco de liquidificador também.
  3. Passe na peneira.
  4. Aplique esse suco em toda raiz do cabelo.
  5. Deixe agir por 10-20 minutos.
  6. Lave normalmente com shampoo e condicionador.

Se preferir, pode guardar esse suco na geladeira. Use o suco de cebola antes de toda lavagem com shampoo e condicionador. Assim não fica cheiro. Se o cheiro persistir, use água com pouco de limão. Depois lave com água abundante. Óleo essencial de lavanda ou alecrim também disfarça o cheiro.

Recomendo fazer esse procedimento por cerca de 6 meses.

MSM – Alternativa

Alternativa para a cebola, sem cheiro e com mesmo benefício, o suplemento MSM aqui. Ele é suplemento baseado no enxofre, o ingrediente responsável pelos benefícios da cebola.

Faz mal? Efeitos colaterais

Cuidado! A cebola não é indicada para pessoas alérgicas. Mesmo em pessoas não alérgicas, ela pode causa coceira e vermelhidão. Nesse caso deve interromper imediatamente o tratamento.

Indicamos fazer um teste atrás da orelha e esperar alguns minutos. Se não houver irritação ou vermelhidão no local, pode aplicar normalmente no cabelo.

Evite que o suco caia nos olhos. Ela queima e ficará vermelho.

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário