fbpx

7 dicas simples para incluir no dia a dia para cabelos oleosos

  Por Brenda Archanjo

De todas as preocupações comuns com os cabelos, lidar com cabelos oleosos é sem dúvidas uma das mais frustrantes. Existem relativamente poucas soluções para aquelas que lidam com fios gordurosos.

Isso porque a última coisa que você quer quando seu cabelo está uma bagunça oleosa é pesá-lo com ainda mais produtos. Os resultados nunca são bons. Então, o que uma garota de cabelo oleoso pode fazer?

Se esconder sob um chapéu? Usar shampoo seco em seu cabelo até ele cair? Nada disso!

Você sabia que mudar a rotina de cuidados com o seu cabelo pode deixá-lo bem menos oleoso? Pode parecer difícil lembrar de tantas regrinhas e cuidados no começo, mas depois você vai pegar o jeito.

Separamos tudo que você precisa saber para cuidar de seu cabelo oleoso!

O que causa a oleosidade capilar?

Mas, antes das dicas, é importante entender por que a oleosidade no cabelo ocorre para que possamos evita-la.

O cabelo oleoso é o resultado de glândulas sebáceas hiperativas, que estão produzindo muito sebo. Embora o sebo beneficie o cabelo, mantendo-o saudável, macio e evitando que resseque e se rache, em excesso pode fazer com que o cabelo fique gorduroso e escorrido.

Um couro cabeludo excessivamente oleoso pode causar coceira desconfortável e dermatite seborreica, além de proporcionar um banquete para o fungo que causa a caspa.

As causas mais comuns para cabelos oleosos são problemas de hereditariedade, hábitos alimentares pouco saudáveis, uso recorrente de medicamentos e cuidado impróprio do cabelo.

A mudança das estações, as flutuações hormonais e longos períodos de estresse também podem deixar os cabelos mais oleosos.

Como cuidar de um cabelo oleoso?

Lembre-se: você não quer tirar todo o óleo do seu cabelo. Seus óleos naturais protegem o cabelo e são vitais para um couro cabeludo saudável e cabelos brilhantes.

Vamos te ensinar a diminuir a oleosidade capilar sem danificar seu cabelo ou irritar seu couro cabeludo.

Opte pelo natural

Os alisadores e secadores de cabelo podem dar a seu cabelo um acabamento liso e elegante, mas também podem fazê-lo parecer oleoso mais rápido. Deixe seu cabelo secar ao ar livre e adote sua textura natural. Você vai aproveitar mais suas lavagens e evitar danos por calor.

Use produtos especiais para cabelos oleosos

Se o seu shampoo não estiver sendo o suficiente para diminuir a oleosidade, experimente um shampoo clareador que tenha detergentes mais fortes.

Isso pode ajudar a retirar a oleosidade e deixar o cabelo sem gordura. No entanto, se você adora exercícios suados ou acha que precisa lava-lo diariamente, um shampoo suave para bebês pode ser menos irritante e mais adequado para o uso frequente.

Cuidado com o efeito rebote

Você já ouviu falar no efeito rebote? Ele é a excessividade de óleo que seu couro cabeludo produz quando está muito seco, a fim de hidratar aquela área a qualquer custo.

Geralmente a última coisa que pensamos quando o cabelo está muito oleoso é que ele está desidratado, mas essa é sempre uma possibilidade. Para evitar o efeito rebote (isso vale para a pele, também) certifique-se de que seu cabelo está hidratado.

Por exemplo, se passar a lavar seu cabelo diariamente não surtiu efeito, experimente diminuir a frequência das lavagens e aposte em hidratações capilares. Lavar demais pode tirar os óleos naturais do couro cabeludo e consequentemente desidrata-lo.

Lave seus cabelos adequadamente

Você pode lavar seus cabelos quantas vezes quiser. Se estiver lavando incorretamente, muito provavelmente vai acabar com um couro cabeludo oleoso e cabelos danificados.

Para lavar o cabelo adequadamente, aplique suavemente uma pequena quantidade de shampoo nas raízes e no couro cabeludo. Evite usar as unhas ou criar fricção desnecessária nos fios.

Esfregar agressivamente pode irritar o couro cabeludo e fazer com que ele produza mais oleosidade. Concentre-se no couro cabeludo, onde está o óleo, e não no comprimento do cabelo.

Não aplique shampoo diretamente nas pontas do seu cabelo nem os esfregue. Em vez disso, simplesmente deixe o shampoo fluir pelas pontas enquanto você enxágua.

Cuidado com o condicionador

O condicionador pode deixar seu cabelo oleoso e fazer com que a oleosidade se acumule mais rapidamente. Use-o apenas nas pontas de seu cabelo e certifique-se de enxaguar bem.

Higienize sua escova de cabelo

Uma escova de cabelo suja não combina com cabelos recém-lavados. Ela pode estar cheia de produtos modeladores, óleos e sujeiras num geral que podem sujar seus cabelos imediatamente após a lavagem.

O mesmo vale para escovas modelaras. Limpe-as com um pouco de shampoo ou sabonete suave para remover o acúmulo. Não se esqueça de tirar todo o cabelo solto após cada escovação para manter a escova livre de óleo e sujeira.

Lave depois de usar um chapéu ou capacete

Chapéus, capacetes, lenços e bandanas podem espalhar óleos e reter o calor. Evite os efeitos colaterais do uso desses acessórios com uma lavagem rápida.

Use shampoo seco

Sejamos honestas: há dias em que não estamos nem um pouco afim de cuidar das madeixas. Essa é uma opção viável para quem possui um cabelo seco ou normal, mas as mulheres com cabelos oleosos precisam fazer algo para acabar com a oleosidade diariamente.

Bom, que tal disfarça-la em vez de elimina-la? Isso é possível com shampoos secos. Mas lembre-se que eles só devem ser usados em momentos de emergência e nunca podem substituir lavagens com shampoo e condicionador.

Não tem shampoo seco em casa? Vá para a cozinha. Amido de milho (ou talco) é um substituto clássico do shampoo seco. Se seu cabelo for mais escuro, aposte no cacau em pó. Aplique um pouco sobre o couro cabeludo e dê batidinhas até que o pó se espalhe.

E aí, curtiu as dicas? No começo pode parecer difícil e trabalhoso cuidar de seu cabelo oleoso da forma correta, mas com o tempo você estará seguindo essas dicas inconscientemente e seu cabelo ficará sempre impecável!

 

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário