Skip to content

Saiba como evitar a queda de cabelo no Outono

Depois de enfrentar as altas temperaturas do verão, o outono finalmente chegou. E muita gente comemora esse clima mais ameno que o outono traz. Mas nem tudo é motivo de comemoração, pois é nessa estação do ano que os cabelos mais necessitam de cuidados. O outono é  transição do período mais quente do ano para o inverno.

E a predominância do ar seco, as baixas temperaturas e a poluição que acabam resultando em uma queda excessiva do nossos cabelos. Porque é na estação outono/inverno que os folículos capilares tendem a ficar mais contraídos, dificultando assim o crescimento dos fios e induzindo a queda.

Então, para tentar evitar uma queda muito grande durante esse período é preciso limpar a raiz, estimular os folículos capilares, entre outras coisas.

Confira as 5 dicas que eu selecionei para você evitar uma drástica queda capilar no seu cabelo, durante a estação Outono.

1 – Use Shampoo de limpeza profunda

Devido o ar mais seco do outono, a poluição aumenta.  Acaba fazendo seu cabelo perder brilho, sedosidade, ficando inclusive propenso até ter pontas duplas.

E a dica para você conseguir manter seus fios e seu couro cabeludo limpos de toda essa agressão externa, é incluir um shampoo de limpeza profunda na sua rotina durante esse período.

Para quem tem fios mais oleosos, pode usar o shampoo de limpeza profunda uma vez por semana para não causar o efeito rebote. Já quem sofre com o ressecamento podem usar o shampoo de limpeza profunda quinzenalmente, ou quando perceber que o cabelo está sujo demais.

2 – Ter cuidado com o secador de cabelo

Devido ao frio, que é comum no outono, a gente tende a sair do banho e correr para secar os cabelos com o secador. Mas é preciso ter cuidado ao usá-lo, pois ele pode retirar a umidade natural dos fios o que acaba gerando ressecamento aos fios.

Mas para aquelas que não descartam o secador de cabelo na finalização, a dica é usar em um intervalo de dois dias, e manter o secador em temperatura morna.

Vale lembrar que é indispensável esquecer de usar o protetor térmico, pois ele é responsável por desenvolver uma película protetora em volta do fio, que previne contra o ressecamento, a porosidade e ainda sela as cutículas.

3 – Use água morna

Banho muito quente é grande vilão do outono. Como a temperatura costuma ficar mais baixa durante esse período, é normal a gente trocar os banhos frios pelos mais quentes.

No entanto, essa prática prejudica demais os nosso fios. Deixando eles ressecados e sem brilho. Sem falar que a água quente também faz com que a pele do nosso couro cabeludo fique desprotegido e com tendência a descamação.

Esse vilão todo está no fato que o calor da água consegue dilatar todas as cutículas dos nossos cabelos e deixar a raiz oleosa.

Para fugir dessas consequências, o ideal é tomar banho de água fria, pois ela fecha as cutículas e devolve o brilho. Entretanto muita gente (inclusive eu) não tem coragem de encarar um banho de água fria nesses dias de outono.

Então a dica é tomar um banho de água morna, e ao menos no último enxágue finalizar com uma ducha fria.

4 – Hidratação com óleos nutritivos

No clima mais frio, aumenta a queda de cabelo porque a raiz fica debilitada. Por esse motivo, se seu cabelo já tem uma certa tendência em queda, nessa período, o ideal é fazer o dobro de hidratação que seu cabelo está acostumado, podendo inclusive potencializar a hidratação. Combine com  óleos nutritivos para combater o frizz que também tem um aumento significativo nesse período deixando seu cabelo com aspecto opaco.

5 –  Boa alimentação

Uma boa alimentação é fundamental para proporcionar maior saúde aos fios, então coloque em seu dia a dia alimentos ricos em vitaminas. E caso você perceba uma necessidade maior de vitaminas, que não é suprido durante alimentação. Recorra a suplementos capilares como o Pill Food que apresenta benefícios em:

  • Parar a queda em semanas
  • Fortalece fios fracos e quebradiços.
  • Unhas mais fortes e sem quebra.
  • Pele mais saudável.
  • Acelera o crescimento do cabelo.