fbpx Skip to content

Saiba a diferença entre queda X quebra de cabelo

É de suma importância, você saber identificar as necessidades da sua madeixas, principalmente se você quer cuidar dele corretamente.

No entanto muita gente ainda não sabe diferenciar certos sinais que os nossos cabelos vão nos dando. Por exemplo você sabe diferenciar a queda capilar da quebra de cabelo? Não?! Então está no lugar certo.

Primeiramente é super comum ao menos 100 fios caírem durante o dia, entretanto o que você tem que ficar atenta, é se aparentemente o tanto que seu cabelo caí excede esse numero.

E se o seu cabelo caí mais do que o normal, então você pode estar sofrendo com a queda de cabelo ou pode estar com os fios quebradiços em outras palavras “fracos.”

E nessa hora, que todo mundo que eu conheço não sabe identificar qual dos dois problemas o cabelo está tendo.

Então continue a leitura e descubra aqui o que está acontecendo com o seu cabelo.

Queda Capilar

Dra. Fabia Oppido, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia-RESP, explicou que a queda de cabelo com a raiz não é uma quebra, e  sim um problema interno dos fios.

Pois existem vários fatores do qual podem desencadear uma queda das madeixas, entre eles os problemas que nós já conhecemos de cor como, alteração hormonais ou nutricionais, estresse, genética, doenças específicas entre várias outras.

Ou seja quando o seu cabelo cair, tenta dar um pouco mais de atenção ao fio caído, veja se ele está inteiro, se aparentemente ele caiu da raiz. Dessa forma você vai poder identificar se você está com queda capilar ou apenas com os fios fracos.

Lembrando que o ideal é que você observe os fios de cabelos caídos por pelo o menos 3 dias, para poder ter certeza do real problema do seu cabelo e poder cuidar dele.

Depois de observado e se constatado que o seu cabelo está com queda, o ideal é que você veja o que mudou na sua dieta alimentar, ou se está ingerindo algum medicamento que está causando esse efeito colateral, e tenta administrar, em outras palavras encontrar o equilibro para que cesse toda essa queda.

É super válido tomar suplementos capilares, vitaminas, usar receitas caseiras, loções tópicas e até mesmo shampoos, tudo que possa lhe ajudar a recuperar a saúde de seus fios.

Quebra Capilar

Agora a quebra de cabelo, acontece especificamente quando o fio não cai por inteiro e sim sofre algum estresse que o deixa enfraquecido e propicio a quebra.

A Dra. Fabia Oppido, aponta que 60%  do “estresse” que o cabelo sofre a ponto de tornar ele fraco, e muito graças a fatores externos como excesso de sol, vento, mudanças rápida de temperaturas, cloro da piscina, praia, muitos processos químicos entre outros.

E para estes casos, a orientação recomendada é sempre que você puder evitar tanto dano externo no seu cabelo, tudo é válido, por exemplo, usar um protetor solar capilar, chapéus, boné, lenços.

Além é claro caprichar na hidratação semanal ou a cada 15 dias. Pois a hidratação vai ajudar a recuperar os aminoácidos, moléculas, proteínas entre outros nutrientes que compõem os fios de cabelo.

Outra recomendação importante é que você evite passar por dois processos químicos ao mesmo tempo, como tintura e alisamentos, e caso não tem jeito ao menos dê um intervalo de tempo entre um e outro de pelo o menos 15 dias.

E aí meninas gostaram? Agora é possível você saber se seu cabelo está com queda ou quebra.