fbpx

Reconstrução capilar – Como fazer? – Porque deixa os fios duros? Quais produtos usar?

  Por Brenda Archanjo

Um cronograma capilar é constituído por três 3 etapas que são elas: hidratação, nutrição e reconstrução, concordam meninas?

No entanto, ultimamente vejo muitas de vocês em nosso grupo no face e no meu instagram relatando que após a etapa de reconstrução com queratina, o cabelo fica com um aspecto duro.

Por isso hoje eu resolvi abordar esse assunto e esclarecer de uma vez por toda, como evitar deixar o seu cabelo duro com a reconstrução!

Primeiramente, vamos começar com o básico, a etapa de reconstrução é constituída por queratina líquida e uma máscara reconstrutora de sua preferencia e ingredientes caseiros – (opcional).

Compreendemos, a etapa de reconstrução do cronograma capilar tem a função de devolver ou repor a massa capilar ao fio, o que de fato tende a deixa os fios mais rígidos com o famoso aspecto duro.

Contudo, na próxima lavagem o cabelo precisa voltar a textura normal, se por um acaso isso não acontecer, você precisa urgentemente rever como fez a reconstrução capilar.

Um dos maiores erros que cometemos é fazer a reconstrução capilar em um cabelo saudável. Uma vez que a reconstrução só deve ser feita em cabelos dos quais realmente precisam, caso contrário a etapa se torna prejudicial aos fios levando a queda e quebra.

Normalmente na etapa de nutrição e hidratação sempre temos esses tipos de pensamentos de “usar mais ou deixar por mais tempo, será melhor, vai potencializar o efeito”, algo do estilo, né?

Aposto que sempre deixa uns 5 a 10 minutinhos a mais do que a máscara pede, aposto de olhos fechados, porque eu mesma já cansei de fazer isso quando estava conhecendo o universo capilar.

Pois bem, na etapa de reconstrução não devemos nunca fazer isso, temos que respeitar o tempo e também a quantidade de usar o produto, nessa etapa o “muito” ou o “excessivo” gera alto danos aos fios! Então atente se a isso.

A segunda parte que você precisa saber para não deixar o seu cabelo com aspecto duro depois da reconstrução, é identificar quando o seu cabelo REALMENTE precisa ser reconstruído! Simbora:

Uma vez que sabemos que o nosso cabelo é constituído basicamente por proteína, as agressões diárias ocasionados pelos fatores externos como sol, vento, fontes de calor entre outros acabam gerando a perda de queratina.

Então para esses casos (cujo é um cabelo sem química), porém está poroso e cheio de pontas duplas, o ideal é realizar somente 1 vez ao mês a etapa reconstrução.

Já em cabelos cujo passam constantemente por químicas, colorações, progressivas entre outros, vão precisar de uma atenção especial na etapa de repor a proteína, uma vez que estes procedimentos são muito nocivos aos fios.

Se for o caso do seu cabelo faça a etapa de reconstrução de 2 a 3 vezes respeitando o tempo de 15 em dias entre cada.

Quais produtos escolher para fazer a reconstrução capilar?

Opte por produtos ricos em colágeno, queratina e creatina pois são os mais indicados, uma vez que esses elementos ajudam a recuperar a fibra capilar.

Passo a passo para você fazer uma reconstrução de forma correta:

  • Passo 1: Lave seus cabelos com o shampoo antirresíduo, ou faça uma limpeza profunda para deixar os fios e couro cabeludo bem limpos e  enxágue bem.
  • Passo 2: Retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha.
  • Passo 3: Aplique a queratina líquida nos fios e deixe agir por no máximo 10 minutos ou conforme a orientação no rótulo do produto que você escolheu.
  • Passo 4: Enxágue os cabelos até retirar totalmente o produto dos fios. Novamente retire o excesso de água com uma tolha.
  • Passo 5: Aplique a mistura da máscara reconstrutora, juntamente com a ampola, ou então algum ingrediente caseiro. Passe em toda a extensão dos cabelos. Coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.
  • Passo 6: Finalize com um silicone, ou um leave-in com silicone.

Atenção na próxima lavagem, opte por um shampoo hidratante por seus princípios ativos terem elementos emolientes, o que vai ajudar a devolver a maciez e dos fios.

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário