Skip to content

Os benefícios da glicerina para os cabelos

Com certeza, em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar da glicerina. Um produto sem cor e sabor, que é  facilmente encontrando presente em diversas fórmulas de cosméticos e beleza.

No entanto, muitas pessoas agora estão passando a usar a glicerina pura nas madeixas, com intuito de potencializar a hidratação, afinal, vale de tudo quando o assunto é hidratar os fios, não é mesmo!?

Mas, como será que esse procedimento funciona?  Descubra lendo este artigo até o final.

O que é a glicerina?

Por a glicerina conter propriedades altamente hidratantes, emolientes e nutritivo, ela consegue oferecer uma hidratação poderosa as madeixas.

Como a glicerina age no cabelo?

O grande segredo do porque, da glicerina bi- destilada que é a versão mais recomendada para uso capilar, está sendo tão procurada atualmente para potencializar os efeitos da hidratação dos fios.

É graças a sua ação higroscópica, que permite o produto tenha duas funções: a de absorver água (umidade) do ambiente, e a de reter a água nas madeixas.

Ou seja, em um ambiente aberto, com a umidade do ar a 70% que é o ideal ou mais, a glicerina consegue absorver essa umidade do ambiente e levá la para dentro da fibra capilar, repondo assim a água nos fios.

Que consequentemente, mantém os fios úmidos, criando assim uma barreira protetora que contribui para que o cabelo se torne menos suscetíveis a quebra, a formação de pontas duplas e ainda combate o ressecamento.

E é por essa razão que muitas mulheres estão escolhendo esse produto inusitado, quando o assunto é hidratação!

Mas ATENÇÃO AO SEU USO, pois você não quer que ela tenha efeito contrário, ou seja se o tempo estiver seco a glicerina vai retirar a umidade dos seus fios, e joga para o meio ambiente deixando assim o seu cabelo totalmente ressecado.

 

View this post on Instagram

 

Né? Simbora dar as nossas madeixas uma super hidratação com glicerina! Hehehehe . . . #glicerinanocabelo #tempoumido #cabelo #hidratacao

A post shared by Brenda Archanjo (@brenda.archanjo) on

Quais são os outros benefícios da glicerina no cabelo?

Além conseguir contribuir para potencializar a hidratação do cabelo, como citei acima, a glicerina ainda apresenta outros benefícios ma-ra-vi-lh-os-os veja alguns deles:

  • Combate o ressecamento.
  • Elimina o frizz.
  • Elimina pontas duplas.
  • Promove brilho e maciez.
  • Define melhor os cachos.
  • Diminui a velocidade que a água evapora do cabelo.
  • Fortalece a fibra capilar mantendo por mais tempo a água.

Como usar glicerina no cabelo? Veja passo a passo

Não tem mistério nenhum quando o assunto é aplicar a glicerina no cabelo, ou  adicionar a sua máscara de hidratação, condicionador etc, basta ficar atenta as nossas dicas para fazer a hidratação com glicerina de forma correta.

Confira abaixo o passo a passo de uma receita caseira de hidratação com glicerina.

Nessa receita caseira abaixo, você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) da máscara de hidratação da sua preferência.
  • 2 colheres (sopa) de glicerina destilada.
  • 1 touca de banho, ou saco plástico de mercado rs.

Como aplicar:

  • Passo 1: Em um recipiente, misture a glicerina com a máscara de hidratação e mexa bem.
  • Passo 2: Já com o cabelo lavado apenas com shampoo, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, somente no comprimento e nas pontas, evite a raiz.
  • Passo 3: Depois disso, prenda o cabelo em um coque e coloque uma touca plástica, e espere cerca de 30 minutos.
  • Passo 4: Passado esse tempo, enxágue bem e finalize aplicando um condicionador.
  • Passo 5: O ideal é que o cabelo seque naturalmente, ou seja evite secadores e chapinhas.

Lembre-se: só faça essa hidratação em dias úmidos!

Dicas para não errar ao usar glicerina no cabelo.

  • Dica 1: Nunca use glicerina, em dias secos. Opte sempre pelos dias chuvosos, ou consulte a umidade do ar em aplicativos de celular ou na internet o ideal é que esteja acima de 70%.
  • Dica 2:  As cacheadas podem e devem abusar da glicerina, já que ela pode ajudar de maneira eficiente a controlar o frizz e, ainda, definir os cachos.
  • Dica 3: Cabelos tingidos ou com tinturas semi-permanentes, não devem usar glicerina, pois ela pode desbotar a pigmentação das tinturas.
  • Dica 4: Não use ferramentas de calor, depois de usar a glicerina. Isso porque esses aparelhos vão sugar toda umidade do seu cabelo deixando o ressecado.

Onde comprar a glicerina destilada?

A glicerina é super baratinha, e pode ser encontrada facilmente em qualquer farmácia ou loja de cosméticos, mas se você quiser receber esse produto inusitado no conforto do seu lar, você também consegue comprar ela aqui, em uma farmácia online, de confiança e com um precinho top!

Pronto, agora não tem mais mistério sobre como usar glicerina no cabelo. Experimente já essa super hidratação e comente aqui a sua experiência!