INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!

Óleo ou máscara: o que usar na nutrição capilar?

Você já ouviu falar em cronograma capilar?

Essa é uma rotina que consiste em três etapas de cuidado: hidratação, nutrição e reconstrução.

A etapa de hidratação é, como o nome propõe, a que visa a hidratação dos fios de cabelo.

A nutrição, por sua vez, é aquela responsável por repor os lipídeos (gordura) naturais dos fios.

A reconstrução, por fim, mas não menos importante, visa a reconstrução da massa capilar.

A realização destas etapas pode ser por meio de máscaras capilares prontas ou caseiras.

No caso da nutrição, então, é mais vantajoso usar a máscara de nutrição capilar ou óleo vegetal?

Ficou curiosa para saber a resposta deste questionamento?

Acompanha a leitura deste artigo, então!

Nutrição capilar com máscara

O cronograma capilar é uma rotina de cuidado com os fios de cabelo que, nos últimos anos, passou a ser mais conhecido especialmente em mulheres que estão em transição. Nesse contexto, há muitas máscaras capilares que dividem-se em hidratação, nutrição e reconstrução.

Agora que você já sabe para que serve cada etapa, focaremos na nutrição capilar com máscara. Tal produto é, por sua vez, desenvolvido para nutrir os fios e, assim, repor os lipídios dos fios. Dessa maneira, o cabelo torna-se, então, menos ressecado, mais flexível bem como brilhantes.

Para atingir esses efeitos, a máscara de nutrição capilar, independentemente da marca que você escolher usar, costuma já vir com uma fórmula distinta. Isso porque os óleos vegetais já estão, normalmente, na composição das máscaras. Assim, não precisamos adicioná-los ao tratamento.

Como fazer nutrição capilar com máscara?

A nutrição capilar com máscara é um processo bem simples. Nesse caso, você deve estar com os fios limpos e úmidos para aplicar o creme de tratamento. Ao aplicá-lo, você deve deixar a substância agir conforme o tempo que a embalagem indica. Após esse período, retire-o e lave.

Nutrição capilar com óleo

A nutrição capilar com óleo, por sua vez, é aquela que conta com a concentração e pureza dos óleos vegetais na reposição dos lipídios. Nesse caso, os óleos vegetais, como óleo de argan, rícino, azeite de oliva e outros, são os protagonistas no processo de nutrição capilar.

A nutrição com óleo recebe, então, o nome de umectação. A umectação é um processo versátil já que pode ser realizada durante o dia ou durante a noite. Embora possam ser feitas em momentos diferentes, as umectações são eficientes e resolutivas quando feitas corretamente.

Como fazer nutrição com óleo?

A nutrição com óleo é diferente do uso da máscara de nutrição capilar. Isso porque, como explicamos anteriormente, o processo de usar a máscara de nutrição capilar acontece quando os fios estão limpos, higienizados e úmidos. A nutrição com óleo precisa dos fios secos e sujos.

Tendo isso em vista, você deve escolher um óleo vegetal de sua preferência, separar o cabelo mecha por mecha e aplicar o óleo em cada uma delas. Após esse processo, você deve deixar a substância agir por cerca de quatro horas e, depois desse tempo, enxaguar como de costume.

Isso, claro, é a umectação diurna. A umectação noturna, por sua vez, acontece durante a noite, como o nome indica. Nesse caso, você vai aplicar o óleo vegetal em cada mecha do cabelo e dormir com a substância nos fios. Ao acordar, lave normalmente com shampoo e condicionador.

Precisamos ressaltar que a umectação noturna pode acabar sujando roupas e travesseiros. Você deve, então, cobrir os fios com uma touca, usar uma roupa antiga e proteger o travesseiro.

Nutrição com óleo ou com máscara: qual melhor nutrição caseira?

Agora que sabe o que é nutrição com óleo, com máscara e como fazê-las, pode estar se perguntando qual a melhor nutrição caseira, certo? No entanto, apesar das diferenças, o uso da máscara de nutrição capilar e a nutrição com óleo são bem eficientes na reposição de lipídios.

Nós, do Cresce Cabelo, precisamos ressaltar que cada organismo e cada pessoa age de maneira diferente mesmo em meio a processos similares e/ou iguais. No caso da nutrição capilar, tal constatação não é diferente. Assim, o que pode ser bom para você, pode não ser para sua amiga.

Sabendo disso, então, acreditamos que, ao invés de perguntar qual a melhor nutrição caseira, você deve testar ambos os processos: usar a máscara de nutrição capilar e a nutrição com óleo.

Algumas pessoas gostam de usar o óleo vegetal diretamente visto que a concentração é maior se comparada com a máscara de nutrição capilar. Isso porque a máscara, mais que a presença do óleo, conta com outros ingredientes que podem interferir na intensidade e pureza do óleo.

Além dos resultados positivos ou negativos nos fios, você deve pensar o que é mais prático e acessível financeiramente. É de extrema importância levar em consideração a questão econômica porque o cuidado com o cabelo não pode ultrapassar ou te atrapalhar nesse quesito.

E aí, gostou do nosso artigo?

Para você, qual a melhor forma de fazer nutrição capilar?

Sente muitas diferenças? Quais os principais benefícios da escolha?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!!

VÍDEOS

CLIQUE E SE INSCREVA

POSTS MAIS LIDOS