Óleo de alecrim para cabelo crescer? Descubra!

  Por Brenda Archanjo

O óleo de alecrim faz bem ao cabelo? Faz o cabelo parar de cair? Faz nascer cabelo? Alisa cabelos cacheados? Escurece cabelo branco?

Continue lendo este artigo e descubra todas às propriedades e benefícios do óleo de alecrim.

O que é alecrim? Para que serve?

É um arbusto mediterrâneo conhecido por suas incontáveis propriedades, como a revitalização e a ação antisséptica.

Nos cabelos, o alecrim estimula a circulação do sangue, deixando o cabelo saudável e sedoso. Ele também age no realce de cabelos castanhos e negros, prevenindo os fios brancos.

A planta tem ainda ação antioxidante que age nos radicais livres, na degeneração do folículo capilar que age contra a queda de cabelo e ainda estimula o crescimento do mesmo.

Como usar o alecrim no cabelo?

Existe mais de uma receita para o óleo e a infusão de alecrim para os fios. Assim como também é possível usar o chá de alecrim para promover crescimento, tratar a queda e a caspa e ainda no tratamento da calvície.

Algumas dessas receitas são:

  • Tônico de alecrim

Ferva 2 colheres de chá cheias de alecrim com um copo de água filtrada. Depois deixe esfriar e coe. Guarde em um recipiente.

Como aplicar o tônico: Após a lavagem, aplique no couro cabeludo com massagens circulares. Use um algodão para auxiliar a aplicação e não misture outros ingredientes. Deixe secar naturalmente e retire no dia seguinte.

  • Hidratação caseira com óleo de alecrim

Misture esse óleo de alecrim aqui com óleo de coco no creme de hidratação.

Como aplicar a hidratação caseira: Aplique em toda extensão do cabelo, da raiz até as pontas e deixe agir pelo tempo determinado pela máscara de hidratação.

  • Óleo de alecrim diluído

Como o óleo é extremamente forte, misture-o com outros óleos vegetais, como o óleo de amêndoas.

Como aplicar o óleo diluído: Aplique na raiz do cabelo e em toda extensão dos fios com o auxilio de um borrifador. Massageie circularmente e deixe agir por 20 minutos. Após, enxágue com água fria.

  • Chá + óleo de alecrim

Faça 50 ml de chá de alecrim bem forte. Potencialize a receita com 5 gotas de óleo essencial de alecrim.

Como aplicar o chá + óleo: Passe em todo o couro cabelo massageando. Deixe agir por 30 minutos e em seguida lave normalmente. Repita esse procedimento 3 x por semana.

  • Loção de alecrim e vinagre de maça

Misture o vinagre com o alecrim seco ou fresco e deixe descansar por 20 minutos. Coe e passe para outra vasilha.

Como aplicar a loção: Com o auxílio de um algodão, após os cabelos estarem lavados com shampoo, aplique no couro cabeludo. Massageie e deixe agir por 10 minutos. Lave com shampoo e condicionador para retirar a loção. Repita o processo 1 ou 2 vezes por semana.

  • Óleo de azeite e alecrim

Deixe o azeite no fogo por 3 minutos. Coloque os ramos de alecrim e espere murchar. Assim que murchar, espere mais 1 minuto e apague o fogo. Retire os ramos de alecrim e jogue o óleo em uma garrafa. Espere uma semana para usá-lo.

Como aplicar o óleo de azeite com alecrim: Com os cabelos secos, aplique na raiz massageando. Deixe agir por 20 minutos e lave com shampoo e condicionador. Repita o processo 2 x por semana.

Contraindicações e Efeitos colaterais do alecrim

Contraindicações: Gravidez, período de amamentação, epiléticos e problemas de pressão.

Efeitos colaterais: Quando o óleo é usado puro, pode deixar os cabelos oleosos e causar irritação.

Onde comprar o alecrim? Quanto custa?

Os ramos secos e frescos de alecrim podem ser comprados em feiras, mercados e lojas de produtos naturais.

O óleo essencial já pronto pode ser comprado em farmácias, lojas de cosméticos e de produtos naturais. O preço varia de acordo com a marca e a quantidade da embalagem.

comprar óleo de alecrim

Sem comentários

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário