fbpx

Mecha Frontal: aprenda a fazer a mecha da Dua Lipa em casa!

  Por Brenda Archanjo

Se você tem tido a impressão de que as tendências que fizeram sucesso nos anos 90 estão voltando cada vez maisl da década, é porque elas estão mesmo.

E muito embora a maioria desses “comebacks” tenha sido de modas sutis, como as xuxinhas de cetim e o batom marrom-tijolo, de 2019 pra cá uma moda nada sutil tem tomado conta da cabeça das mulheres (literalmente).

Spice Girls fizeram sucesso na década de 90 e apostaram nas mechas frontais

As mechas frontais ganharam destaque quando foram adotadas pela cantora, compositora e modelo britânica Dua Lipa. No Brasil, a cantora ficou bastante famosa em 2020 por sua canção “Don’t Start Now” – ou, para alguns, a música do “tamborzinho, tamborzinho”.

Dua Lipa e suas características mechas frontais

A pandemia do novo Coronavírus também contribui para o surgimento de tendências mais ousadas. Se você não sentiu vontade de fazer alguma loucura com seu cabelo durante a quarentena, considere-se parte da exceção.

Temos certeza que você conhece pelo menos alguém que resolveu ousar e seguir a tendência da mecha frontal! Caso não conheça, então você provavelmente é essa pessoa.

“Isso com certeza não é pra mim…”

Se você faz parte do grupo de mulheres que acha as mechas frontais lindas em outras mulheres, mas acredita que não combinariam com seu rosto, temos que te informar: a mecha frontal é para todas (e todos)!

Mecha frontal em cabelo cacheado

Mecha frontal em cabelo cacheado

Por se tratar de uma tendência que se tornou bastante comum em 2020, uma rápida pesquisa na internet por inspirações e referências é capaz de demonstrar como a mecha frontal combina com qualquer tipo de cabelo e qualquer tipo de mulher. Cacheado, liso, ruivo, loiro, branca, negra etc.

Mecha frontal em cabelo liso

Mecha frontal em cabelo crespo

Se seu receio é por conta do trabalho, que pode implicar com seu cabelo, mas você não quer abrir mão de seguir a tendência e arrasar com as mechas frontais, temos uma solução: o hair contour.

Basicamente se trata de uma mecha frontal mais sutil. O hair contour te dá todo o charme e estilo da mecha frontal, mas numa versão menos ousada.

Beyonce está sempre arrasando com o hair contour

Se achar uma boa ideia, você pode até completar com luzes, pois dessa forma o hair contour fica ainda mais disfarçado.

Como fazer uma mecha frontal?

Com tanta inspiração você com certeza ficou com vontade de arrasar com essa tendência ousada, não foi?

Nesse caso, temos uma ótima notícia pra você: as mechas frontais podem ser facilmente feitas em casa! Só se certifique de que todos os passos descritos aqui foram seguidos corretamente, beleza?

Então vamos ao que interessa! Mas antes, alguns avisos:

  • Não se esqueça de realizar o teste da mecha. Isso irá garantir uma descoloração sem reações alérgicas. Todo o produto usado para esse tipo de procedimento conta com as instruções para o teste da mecha na embalagem. Leia atentamente.
  • Nunca ultrapasse o tempo indicado na embalagem do produto. Deixar química no seu cabelo por mais tempo do que o recomendado não o deixará mais claro, apenas menos saudável e mais ressecado.
  • Use luvas descartáveis, pincel e potinhos de plástico.

Você irá precisar de água oxigenada e pó descolorante para descolorir seu cabelo. A água oxigenada é medida em volumes – 10, 20, 30 ou 40. Se você deseja uma descoloração mais potente, aposte nos volumes menores. Caso contrário, invista numa água oxigenada com volume maior.

A água oxigenada de volume 40 é a mais indicada se você quer uma mecha platinada, mas nesse caso os cuidados pós-descoloração deverão ser redobrados, pois seu uso danifica bastante os fios.

Depois que você escolher o pó descolorante e a água oxigenada, faça uma misturinha. A quantidade varia de acordo com o tamanho do seu cabelo, mas a proporção ideal é de 1:2, ou seja, uma parte de pó descolorante para duas partes de água oxigenada.

Feita a mistura, é hora de aplicar. Primeiro, reparta seu cabelo ao meio. Depois, separe a parte frontal que você deseja descolorir em formato de “v” invertido, como mostra a imagem a baixo. Prenda o restante do cabelo de forma que não te atrapalhe na hora da aplicação.

Reprodução: Thata / YouTube

Com a ajuda de um pincel e papel alumínio, aplique a misturinha por toda a mecha. Comece pelas pontas e vá subindo até a raiz, pois esta costuma abrir mais rapidamente.

Normalmente essa mistura não pode ficar mais do que 30 minutos no cabelo, mas se certifique disso conferindo a embalagem do produto.

Vá conferindo de 5 em 5 minutos como está a evolução da descoloração. Quando chegar em um tom que te satisfaz, retire a mistura enxaguando o cabelo muito bem com um shampoo matizador, que retira o amarelado dos fios.

E se a mecha frontal loira não é ousadia o suficiente pra você, aposte nos tonalizantes coloridos! Se liga nessas inspirações que separamos:

Cabelo com mecha frontal violeta

Cabelo com mecha frontal colorida

 Cuidados pós-química com sua mecha

Depois da descoloração, sua mecha estará bem mais ressecada que antes. Mas não se preocupe: isso é normal e pode ser facilmente tratado. Separamos tudo que você precisa saber sobre os cuidados pós-química.

  • Se possível, invista em produtos especiais para cabelos quimicamente tratados
  • Hidrate sua mecha uma vez por semana
  • Crie e siga um cronograma capilar
  • Faça umectação com óleo de coco
  • Use queratina na sua mecha

E aí, o que você tá esperando pra causar com uma mecha frontal?

Já te ensinamos tudo que você precisa saber sobre a tendência – agora você está com a faca e o queijo na mão!

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário