fbpx

Guia completo de cuidados para cabelos crespos e afros

  Por Brenda Archanjo

Vocês sabiam que o Brasil é o país com o maior número de tipos diferentes de cabelo?

Pois é, e em uma pesquisa realizada pelo Instituto Beleza Natural com a universidade de Brasília (UnB) foi descoberto inclusive que cerca de 70% das brasileiras possuem originalmente cabelos cacheados ou crespos.

Sem falar que, atualmente assumir os cabelos cacheados ou crespos, se tornou praticamente um ato politico contra a sociedade que tinha como cabelo modelo, apenas o liso.

Este movimento deu há diversas mulheres forças para finalmente passar pelo processo de auto aceitação e se reencontrar finalmente com o espelho, sem ficar refém de qualquer tipo de química.

Por esta razão, eu resolvi trazer para vocês meninas um guia completo de, como você deve cuidar do seu cabelo crespo.

Afinal, caso você não saibam mas o seu cabelo crespo, ondulado, ou afro pede sim cuidados específicos. Confira abaixo o guia:

Bom cada tipo de fios de cabelo, possui suas particularidades e claro aspectos especiais, principalmente os fios crespos, que possuem a curvatura bem fechada, dando vida aos cachos pequenos, e por seus fios serem finos e leves automaticamente ganham mais volume, no entanto são fios extremamente frágeis.

Qual seu tipo de cabelo?

Primeiramente você precisa saber observar e identificar, qual é o tipo de fio predominante do seu cabelo entre os chamados de 4A, 4B, e 4C.

Conhecer o seu tipo de cabelo, vai te ajudar e muito a comprar os produtos certos, para o seu tipo de fio predomiante.

Lave da maneira correta

Se você não sabe, é totalmente errado lavar o cabelo todos os dias! Principalmente se você possui cabelos crespos, o ideal é que você crie uma rotina para se ajustar e conseguir lavar ele somente 2 vezes por semana.

Digo isto pois, os cabelos crespos ou cacheados e até afros, sofrem muito com o ressecamento, pois devido a sua curvatura o óleo que o seu couro cabeludo produz de forma natural não consegue chegar em todo o fio. E para não danificar-lós já que eles são secos naturalmente, você não pode ficar lavando ele toda hora.

Agora ao lavar o seu cabelo, o recomendável é você passar um óleo vegetal nos seus fios antes mesmo de aplicar o shampoo. Essa ação vai te economizar um tempo enorme, na hora de desembaraçar os fios, e evitar a queda e quebra capilar.

Sobre o condicionador, você pode caprichar no uso afinal a função deste produto é fechar e selar as cutículas dos fios de cabelos, além de auxiliar para o seu cabelo permanecer hidratado e saudável durante a semana.

Já na hora de remover o excesso de água, opte por usar uma toalha de microfibra ou de algodão, esses tecidos são bem mais delicados, e vão reduzir o frizz e evitar a quebra.

Faça um cronograma capilar

Engana se quem pensa que fazer cronograma capilar, é só para cabelos que estão em transição.

Por o cabelo crespo ou afro ser extremamente seco, para conseguir manter ele saudável e bonito, você vai precisar desenvolver um cronograma capilar, com as três etapas mais conhecidos de tratamento: hidratação, umectação e reconstrução.

A hidratação ira conseguir conservar e manter os seus fios de cabelos com o seu brilho natural, além de também devolver a maciez e a facilidade na mobilidade dos fios.

A umectação (ou nutrição) o ideal é optar por produtos que contenham óleo vegetais na fórmula, pois desta maneira você vai conseguir devolver a oleosidade aos fios, que consequentemente vai eliminar o aspecto áspero, seco e sem brilho.

Agora a última etapa do cronograma capilar é a que chamamos de reconstrução, esta etapa é a mais importante para os cabelos crespos, pois só desta maneira você vai conseguir devolver a proteína perdida da fibra capilar.

Quem é o pente que te penteia

Primeiramente você JAMAIS, deve pentear o seu cabelo seco, os cabelos crespos quando estão seco e se penteados formarão nós, que será difícil desatar e ainda fará com que o seu cabelo quebre.

Então sempre que for pentear deixe o seu cabelo úmido, e use e abuse de máscara de tratamentos, se não tiver use creme mesmo ou até condicionador, o que não pode é pentear sem passar qualquer creme no cabelo.

Na hora de escolher um pente-escovas opte sempre por aqueles modelos mais largos e de preferência de madeiras ou antiestético, para evitar que o cabelo fique meio életrico.

 Como finalizar o cabelo crespo afro?

Ao contrários dos fios lisos, os cabelos crespos precisam de uma atenção especial na hora da finalização, afinal você quer definir e controlar o volume. (seja para menos, ou para mais). Então minha dica é apostar em técnias poderosas como dedoliss, twist, ou até a fitagem.

Não sabe fazer fitagem? Aprenda no vídeo abaixo:

Na hora de dormir

Não, vai, adiantar nada este tempo todo de dedicação e amor que você teve com suas madeixas, se na hora de dormir você não usar uma touca de cetim, ou trocar sua fronha de travesseiro pelo tecido cetim.

Porque este tecido em específico? Ela é a única que é amiga do cabelo! E não é so o cabelo crespo, é de todos, isto porque ela cria menos atrito e não amassa os fios, em comparação as fronhas de algodão!

Abuse do poder do seu cabelo

Use e abuse da sua criatividade, seja ele para por um turbante, mudar de cor, usar  lenços capilres, ou optar por um corte mais moderno com desenhos, ou escolher um penteado que só o seu cabelo pode fazer!

O imporante e você se sentir bem, se sentir linda com o seu tipo de cabelo, e não se esquecer de cuidar devidamente das suas madeixas se você que ter um cabelo bonito, saudável e poderoso!

15 fotos de referências e inspirações para você assumir todo o poder que só um cabelo crespo, afro e cacheado tem!

Gostaram? Esqueci algo, comente abaixo? 

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário