fbpx

Detox Capilar – O que é? Como fazer?

  Por Brenda Archanjo

O detox é uma técnica muito utilizada para uma limpeza profunda dos fios e couro cabeludo. Ele elimina as impurezas que se acumulam no dia a dia através da poluição, oleosidade e até mesmo resíduos de produtos capilares.

O sal, cloro e até areia que se acumulam na raiz do cabelo durante o verão podem ser facilmente eliminados através do detox. Além de purificar, a desintoxicação estimula a oxigenação e a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que deixa seus fios mais saudáveis, bonitos e cheios de brilho.

Se você quer saber como limpar seu couro cabeludo, que está bastante maltratado após anos de tratamentos, relaxantes ou produtos químicos, você veio ao lugar certo. Estamos aqui para ajudá-la a embarcar em uma jornada capilar pela qual tanto seu couro cabeludo quanto seus cabelos vão agradecer!

Benefícios

O detox capilar não é um procedimento puramente estético.

Sua realização é de extrema importância para garantir a saúde dos fios. Adicionar essa prática ao seu cronograma capilar traz vários benefícios para os cabelos.

Separamos alguns deles para você saber mais.

  • Redução da oleosidade: Muitas mulheres sofrem com a produção excessiva de oleosidade. O detox purifica os fios e o couro cabeludo, o que contribui para a redução da produção de oleosidade. As glândulas sebáceas são desobstruídas através da retirada das impurezas e excesso de produtos, o que promove um melhor funcionamento, além de um cabelo mais sedoso.
  • Cuidados pós-química: Grande parte dos procedimentos estéticos capilares, como progressivas e colorações, prejudicam o couro cabeludo pelo excesso de química. O detox contribui para a diminuição desse excesso e purifica os fios.
  • Estimula o crescimento: O detox é desentope o bulbo capilar e faz o cabelo crescer mais forte e saudável, o que contribui para um melhor crescimento dos fios. O excesso de impurezas acumulado no couro cabeludo prejudica o crescimento natural dos fios.
  • Antioxidante: A ação antioxidante do detox age diminuição o efeito dos radicais livres. Dessa forma, ajuda no funcionamento das glândulas sebáceas e na circulação sanguínea, o que contribui para a saúde do seu cabelo.

Quando é hora de desintoxicar o cabelo?

A resposta é muito simples. Se seu couro cabeludo apresenta coceira, oleosidade excessiva ou inflamação, folículos secos, queda de cabelo ou qualquer dor no couro cabeludo, então é hora de desintoxicar.

Separamos 3 dicas de métodos de detox caseiros. Continua lendo para descobrir como deixar seus fios saudáveis e lindos!

Métodos de detox caseiros

Por mais complexo que possa parecer, a maioria das instruções de desintoxicação do cabelo são econômicas e usam três ingredientes simples que podem ser aplicados em cinco etapas fáceis. Tal como acontece com todos os métodos caseiros, faça o teste do contato antes de usar e lave imediatamente se sentir desconforto na pele.

  1. Máscara de desintoxicação capilar

Ingredientes

Pó de argila bentonita. Este pó possui alta concentração de minerais, incluindo sílica, cálcio, magnésio, sódio, ferro e potássio. Ele também absorve e purga os poros obstruídos, incluindo metais pesados, impurezas e produtos químicos.

Vinagre de maçã. É rico em vitaminas B e C e minerais para o cabelo. Também é um anti-inflamatório, o que pode ajudar com a caspa.

Gel de aloe vera. As enzimas proteolíticas neste gel podem ajudar a reparar células mortas do no couro cabeludo. Também é um ótimo condicionador e previne coceira.

Instruções

Combine 1/2 xícara de pó de argila bentonita, vinagre de maçã e gel de aloe vera. Espalhe gentilmente pelo cabelo, aplicando também no couro cabeludo. Coloque uma touca de banho e espere agir por 20 a 30 minutos. Não deixe a mistura secar. Enxágue o cabelo com 1 xícara de vinagre branco e deixe descansar por pelo menos 1 a 3 minutos, depois use um xampu clareador.

 

  1. Massagem do couro cabeludo à base de óleo

Para couro cabeludo mais sensível, especialmente pessoas que tiveram o cabelo relaxado ou tratado, uma massagem à base de óleo pode ajudar.

Escolha os óleos de acordo com as necessidades do seu cabelo, dilua conforme necessário e massageie profundamente no couro cabeludo por 15 minutos.

Você também pode envolver o cabelo em uma touca de banho para deixá-lo de molho. Sente-se ao sol para deixar o calor abrir os poros do seu cabelo.

Benefícios dos óleos:

Mineral: brilho e fricção

Girassol: brilho e fricção

Coco: hidrata os cabelos danificados

Oliva: hidrata cabelos grossos, processados e danificados

Jojoba: hidrata cabelos danificados, coceira no couro cabeludo

Argan: melhora a saúde do couro cabeludo e protege contra danos e queda do cabelo

Oleos essenciais: estimulantes para direcionar o crescimento, acne, coceira e muito mais

  1. Crie sua própria receita de desintoxicação!

Se você usar argila ou óleos no cabelo é uma preocupação pra você, há muitos outros ingredientes naturais que podem ser usados para ajudar a remover o acúmulo de impurezas.

Seja usando uma máscara ou uma massagem Faça-Você-Mesmo, aqui estão alguns ingredientes a serem considerados:

Água micelar: Este limpador remove as impurezas sem ressecar a pele.

Bicarbonato de sódio: Pode remover a oleosidade e o acúmulo, mas atenção, pois não é bom para cabelos secos, recentemente tratados ou danificados pelo calor.

Clara de ovo: Alguns afirmam que misturar clara de ovo com óleo de coco fortalece o cabelo, embora não seja tão eficaz na remoção da oleosidade. Sendo assim, essa é uma mistura ótima para cabelos secos.

Alho: Como máscara, o alho pode contribuir para o crescimento do cabelo, mas é ideal que você o dilua com um óleo carreador para evitar queimaduras químicas.

Seja qual for sua preferência, o importante é cuidar muito bem do seu cabelo e couro cabeludo, principalmente durante o verão. O que não faltam são opções de receitas! E aí, já escolheu qual irá testar primeiro?

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário