Skip to content

Conheça 10 mitos e verdades sobre o cabelo

Você certamente já escutou por aí que se tirar um fio de cabelo branco pode fazer nascer dois no lugar. Ou, então, que cortar o cabelo com a lua crescente, ira fazer com que seu cabelo cresça mais rápido. Acontece que muitas destas “dicas” não passam de mito.

E para eliminarmos de vez  estas dúvidas e garantir que seus fios estejam sempre saudáveis, eu resolvi selecionar os 10 mitos e verdades mais populares sobre cuidados com os cabelos. Confira

1  Água quente prejudica os fios

Verdade. A água quente acaba aumentando a produção de sebo pelas glândulas do couro cabeludo que tendem auxiliar no aparecimento de caspa. E ainda contribui, para deixar os fios mais opacos e quebradiços. A dica é tomar banho em temperatura morna!

2. Ao arrancar um fio de cabelo branco, surgem 2 ou 3 no mesmo lugar

Mito. Essa sensação acontece devido que o tempo passa mais fios brancos irão nascer, ou seja se você encontrou um fio branco provavelmente muitos outros irão nascer com o tempo, independente se você arrancou ou não o fio branco.

3.Quando cortamos os cabelos, os fios crescem com mais força

Mito. Na verdade, quando cortamos o cabelo o que eliminamos são as pontas duplas e as partes danificadas, melhorando a qualidade e o aspecto do cabelo. O que nos dá a sensação que ele está crescendo mais forte, só que na verdade é o comprimento que está saudável.

4. Estresse pode levar a queda de cabelos

Verdade. Eventos estressantes do dia a dia acarretam em um desequilíbrio no ciclo de crescimento do cabelo, resultando na queda excessiva. O sono irregular também pode provocar aumento da queda capilar.

5. Prender ou dormir com os cabelos molhados prejudica os fios

Verdade. Devido que umidade no couro cabeludo estimula caspas, infecções bacterianas e fúngicas. Além disso, o fios molhados tende à quebra mais, por isso o ideal é dormir com os fios secos e não prender eles enquanto ainda estiverem molhados.

6. O uso de escova e tração excessiva ao prender os cabelos pode levar à queda

Verdade. Os processos que tracionem o couro cabeludo podem provocar falha dos cabelos na área da frente da cabeça, conhecida como alopecia de tração. Acontece quando puxamos demais os cabelos para alisá-los ou quando os prendemos de maneira muito apertada.

7. A alimentação adequada ajuda a prevenir quedas e dar brilho aos fios

Verdade. Uma alimentação rica em vitaminas, ferro e proteínas torna os cabelos mais fortes e os protegem da queda e anda garante um brilho extra! Mas devido a nossa correria do dia a dia nem sempre conseguimos ter uma alimentação saudável, no entanto podemos contar com suplementos vitamínicos capilares como o Pantogar Manipulado,  Pill Food entre outros.

8. Faz mal lavar o cabelo todos os dias.

Depende! Se seu cabelo é  muito seco pode ter seus fios ainda mais ressecados se lavar todos os dias porque isso tende a causar a perda do óleo natural do couro cabeludo que, nesse caso, é produzido em menor quantidade. Já quem tem os fios oleosos ou um couro cabeludo que transpira muito precisa de lavagens diárias, justamente pelo excesso de impurezas. Então avalie o seu!

9. Cortar o cabelo na lua cheia ou crescente acelera o crescimento?

Nem mito e nem verdade, pois não existem estudos que comprovam a veracidade da influência das fases da lua nos cabelos.

10. Adicionar anticoncepcional ao shampoo faz o cabelo crescer

Mito. De acordo com os especialistas esse método não faz o cabelo crescer, inclusive eles podem até danificar os seus fios de cabelos devido que eles alteram a composição química do shampoo, podendo desestabilizar a fórmula.