fbpx

Cabelo x Academia – Devo lavar os fios ou não?

  Por Brenda Archanjo

Todos nós já passamos por isso. Se você começou a se exercitar regularmente, provavelmente está experimentando as vantagens do exercício.

Estabelecer hábitos saudáveis pode ajudar a reduzir o estresse e ter um efeito realmente positivo no seu bem-estar físico e mental.

Se exercitar também vem com o inevitável: suor. Em nossas corajosas tentativas de restaurar a suavidade, o brilho e uma existência livre de suor, tentamos uma série de coisas, desde lavar até escovar e passar xampu a seco, mas, no fim das contas, alguns desses métodos estão piorando as coisas.

Os efeitos do suor no cabelo, tanto para cuidar dele quanto para manter um determinado penteado, podem ser uma grande barreira ao exercício para muitas pessoas, mas há várias maneiras de ir à academia e ainda manter o cabelo saudável e o seu penteado.

A fim de resgatar nossas tranças, o cabeleireiro celebridade e co-diretor de criação da ELEVEN Austrália, Joey Scandizzo, deu algumas informações sobre os bloqueios pós-treino e descobrir exatamente quais etapas tomar para minimizar os danos sem abandonar o exercício.

Os danos que seu treino inflige em seu cabelo podem ser resumidos em dois grandes suspeitos: laços de cabelo e suor.

O suor em si não é tão prejudicial ao cabelo, contudo após o treino se você deixar o suor do cabelo secar, é aqui que o dano pode ocorrer, isso pode levar ao entupimento dos folículos e causar escamação ou irritação.

O alto teor de sal no suor também pode afetar a cor do cabelo se ele tiver sido tingido. Enquanto os laços, “Os elásticos para o cabelo são um dos maiores culpados por danos e quebras, e isso fica ainda pior quando você está malhando e colocando pressão adicional em um ponto de tensão”, diz Scandizzo.

Todavia há várias maneiras de ajudar a manter seu cabelo em boa forma enquanto se exercita. Então vamos lá:

Escovar o cabelo após o treino (enquanto estiver suado) pode ajudar a evitar que o suor fique obstruído nas raízes e no couro cabeludo. Isso pode distribuir os óleos de maneira mais uniforme da raiz às pontas e permitir que o couro cabeludo respire. Escovar o cabelo vai estimular o couro cabeludo, trazer sangue à superfície e arejar o couro cabeludo pós-treino, deixando-o respirar.

Parece que há dois erros específicos de cuidados com os cabelos que todos nós cometemos após o suor.

O primeiro é prender o cabelo quando ainda está úmido ou molhado. Se você lavar o cabelo após o treino, certifique-se de secá-lo completamente antes de amarrá-lo. Amarrar o cabelo molhado também pode causar quebras.

O segundo é pegar um shampoo e condicionador velhos para lavar seus cabelos após o treino. Se for lavar o cabelo após a academia, certifique-se de usar um shampoo de boa qualidade em vez do shampoo fornecido pela sua academia.

Rabos de cavalo altos tendem a ser a escolha certa para a maioria dos praticantes de exercícios, no entanto, é recomendável a alternar de penteados de treino para treino para evitar colocar tensão nas mesmas seções do cabelo repetidamente.

A tensão repetida pode fazer com que o cabelo se rache e perca a elasticidade, além de colocar muito estresse na linha do cabelo, onde o cabelo é naturalmente mais fino e fraco.

Algumas dicas de penteados são as tiaras de cabelo ou uma faixa de treino podem ajudar a minimizar o acúmulo de suor no couro cabeludo e absorvê-lo durante o exercício.

As tiaras são particularmente úteis para cabelos cacheados ou texturizados. Ajudam a manter o penteado em forma e a reduzir o crespo para quem gosta de pouco volume.

Tranças ou trancinhas é um penteado protetor, pode ajudar a proteger seu cabelo, e mesmo um treino exaustivo não danificará seu penteado.

Na verdade, existem várias etapas que podem ser tomadas para reduzir os danos causados pelo exercício, e nem mesmo é necessário seguir todas elas.

Se você lava o cabelo ou não, depende de você, do seu tipo de cabelo e de como você gostaria que ele fosse, mas definitivamente não é necessário lavar o cabelo após cada treino se você não quiser.

Até porque embora lavar o cabelo do suor não seja uma má ideia, se você está se exercitando todos os dias, é melhor evitar lavar o cabelo após cada treino. Lavar o cabelo com muita frequência também pode contribuir para o ressecamento.

O shampoo a seco sé muito frequente e geralmente é o primeiro ponto de parada logo após uma sessão.

Eles são mais usados em cabelos secos e só endurecem em cabelos molhados e suados. É por isso que é melhor aplicar shampoo seco antes do treino, quando estiver seco. Esta é uma medida preventiva que pode ajudar a reduzir a quantidade de suor, ao mesmo tempo que evita que seu cabelo pareça oleoso após o término do treino.

Cuidar da sua saúde e do seu cabelo também não se trata apenas do que você faz na academia ou durante o treinamento. Garantir uma dieta equilibrada, cuidar da sua saúde mental e reservar um tempo para descansar são todos igualmente importantes para ser saudável e cuidar do cabelo e da pele.

 

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário