fbpx

Biotina e a relação com as madeixas – Quais os benefícios? Como tomar?

  Por Brenda Archanjo

Biotina, também conhecida como vitamina B7, é uma vitamina essencial que faz parte do complexo B e que traz diversos benefícios para nós. Ela atua no processo de metabolizar gorduras, proteínas e carboidratos, sendo extremamente essencial para quem busca ter uma pele, cabelos e unhas saudáveis.

Claro, sabemos que não é só a ingestão da vitamina que melhora o aspecto e a saúde do nosso corpo, pele, unhas e cabelos. Para que isso aconteça de uma forma ainda mais eficiente é necessário que tenhamos uma rotina e alimentação saudáveis, rica em vitaminas e minerais.

Mas estamos aqui para falar da Biotina não é mesmo?! Então, vamos ao que interessa.

Quais são seus benefícios?

Especialistas afirmam, após uma série de estudos, que a biotina ajuda no metabolismo de nutrientes no organismo e favorece a produção de queratina, uma importante proteína que forma parte do cabelo, pele e unhas.

A biotina também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, auxilia no ganho de massa muscular, diminui o colesterol e os triglicerídeos.

Além disso ela auxilia a manter a pele e o couro cabeludo hidratado, promove o crescimento de fios mais fortes e resistentes, repara a sua espessura e previne a queda, além de garantir uma aparência mais bonita e jovem.

Quando a queda de cabelo acontece devido à genética, como é o caso da alopecia androgênica, os efeitos da biotina aparentemente são mais limitados. Ela ajuda, porém, sozinha ela não consegue recuperar 100% dos fios.

Quais são os benefícios específicos para o cabelo?

Além dos benefícios que citei acima, a biotina também contribui na diminuição das caspas no couro cabeludo, previne o aparecimento de fios brancos, traz uma aparência mais jovem aos fios, tornando-os mais brilhantes e resistentes e acelera o crescimento e surgimento de novos fios. Mas sem dúvidas, o principal benefício da vitamina B7 é o fortalecimento dos fios, o que resulta num cabelo mais cheio e saudável, evitando a queda e as quebras.

Como consumir a biotina?

A quantidade diária recomendada é de 5 a 10 mg, essa quantidade pode ser obtida através da ingestão de suplementos ou alimentos ricos nessa vitamina.

Os principais alimentos com concentração de biotina são gema de ovo, couve, espinafre, couve-flor, cenoura, cogumelos, amêndoa, nozes, salmão, sardinha, peito de frango e de peru, fígado bovino, queijos, morango, aveia, arroz integral, grãos integrais, leguminosas.

Caso você opte pelo suplemento é importante dizer que não há uma dose exata recomendada de biotina, isso porque a quantidade de biotina presente no suplemente pode variar de acordo com a marca e com as propriedades presentes. Por isso é importante que você procure um médico ou nutricionista para te avaliar e orientar em relação a quantidade que deve ser consumida.

Não tenho deficiência de biotina, mas quero utiliza-la somente para os fios, tem como?

Graças a medicina, hoje podemos utilizar a vitamina de forma especifica para conseguir os resultados que procuramos.

Atualmente temos no mercado suplementos capilares e shampoos de biotina.

Os suplementos capilares são uma das formas mais comuns de garantir os benefícios da biotina. Ela serve justamente para repor componentes que são essenciais para que o fio cresça e permaneça com a saúde em dia, sendo também procurada por aqueles que estão buscando por soluções rápidas para ter fios maios fortes.

Uma das formas mais práticas e mais eficazes de garantir os benefícios da B7 para as madeixas é através do uso tópico, cosméticos como shampoos, condicionadores e cremes de hidratação.

Isso porque o uso externo coloca a vitamina diretamente no local onde ela deve agir, ou seja, no couro cabeludo. Já existem diversas linhas no mercado nacional que contam com a vitamina na formulação.

Nesse caso, os benefícios internos não são contados, pois o produto é aplicado na parte externa do corpo.

Curiosidade

Quando o consumo dessa vitamina é feito via oral, como é o caso dos suplementos capilares, a circulação sanguínea é que fica encarregada de “entregar” a B7 ao bulbo capilar.

Caso você tenha se interessado pelo suplemento, minha indicação é para que você compre com a Farmácia Eficácia. Lá você consegue encontra-lo com 60 cápsulas por apenas R$ 44,50.

Você recebe o produto da melhor qualidade no conforto da sua casa, não há nada melhor né?!

Clique aqui para comprar Biotina

A Farmácia Eficácia está no mercado desde 1990, entregando sempre os melhores produtos com os melhores preços, e pra ficar ainda melhor, eles entregam para TODO o Brasil. Vale a pena dar uma conferida no site deles, você não vai se arrepender.

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário