fbpx

Babosa nos cabelos: conheça 9 benefícios e 3 receitas caseiras!

  Por Brenda Archanjo

Existem mais de 300 espécies da planta aloe, mas a Aloe barbadensis (também conhecido como aloe vera ou babosa) é a mais conhecida e é valorizada nos mundos da saúde e da beleza por suas propriedades curativas.

A planta suculenta espinhosa cresce naturalmente em climas tropicais secos na África, Ásia, Europa e nas partes sul e oeste dos Estados Unidos.

Muitos séculos atrás, as pessoas perceberam que a planta tinha mais a oferecer do que apenas ser bonita de se olhar. O gel e o suco encontrados dentro da babosa se tornaram um remédio popular à base de ervas, usado para ajudar a tratar de tudo, desde problemas de pele a problemas digestivos.

A babosa é um grande negócio. Em 2004, os produtos cosméticos, alimentícios e farmacêuticos contendo aloe vera movimentaram 110 bilhões de dólares.

É um produto natural e apresenta poucos riscos à saúde, então as pessoas podem experimentá-lo com segurança, apesar da falta de consenso científico.

Você com certeza já ouviu falar que a babosa é ótima para os cabelos. É uma planta muito utilizada em tratamentos estéticos por conta de suas inúmeras propriedades benéficas ao corpo humano.

Vamos dar uma olhada em 09 benefícios para os cabelos e logo a seguir 3 receitas caseiras!

Acelera o crescimento dos cabelos

Acredita-se que a babosa acelere o crescimento capilar principalmente por sua composição, que inclui vitaminas, aminoácidos essenciais, minerais, como cobre e zinco, que são importantes para o crescimento do cabelo, esteroides vegetais e ácidos graxos.

Possui ação antioxidante

A oxidação capilar pode causar diversos problemas, como a queda dos fios. Nesse cenário, a ação antioxidante da babosa fortalece os fios, além de diminuir os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento do couro cabeludo

Acelera o processo de cicatrização

Sabe aquelas feridas no couro cabeludo que incomodam bastante? Geralmente aparecem quando ele está muito ressecado ou coçando. As propriedades da babosa fazem com que essas feridas chatas cicatrizem mais rapidamente.

Dá brilho aos fios

As propriedades da babosa dão ao seu cabelo a força e o brilho que você sempre quis que ele tivesse.

Protege contra poluição

Ele forma uma camada protetora sobre o cabelo que o mantém protegido dos elementos ambientais

Hidrata

A babosa mantém tanto os fios quanto o couro cabeludo hidratados de forma eficiente.

Reduz a quantidade de caspas

A caspa além de ser um problema bastante incômodo é também muito constrangedor. Diferente do que muitos acreditam, não se trata de um problema de falta de higiene. A babosa pode reduzir a produção de caspas graças a suas propriedades antifúngicas.

Possui propriedades anti-inflamatórias

Suas propriedades potentes ajudam a reduzir a vermelhidão e a inflamação que podem ser causadas pela realização de procedimentos químicos, como a coloração.

Restaura o equilíbrio do pH do cabelo

A babosa ajuda a restaurar o equilíbrio do pH do seu cabelo porque o seu próprio nível de pH está na mesma faixa que o seu cabelo precisa para permanecer saudável e sedoso.

Receitas caseiras

Existem diversas formas de utilização da babosa para tratamentos capilares. Separamos duas receitas caseiras para você testar no conforto da sua casa! Continue lendo para saber mais.

  1. Máscara de babosa

Para fazer isso, corte uma folha de uma planta viva de aloe vera. Usando uma colher, colete o gel (alguns gostam de misturá-lo com óleo de coco ou azeite de oliva) e esfregue-o diretamente no couro cabeludo e deixe descansar por uma hora.

Depois, use um shampoo suave para lavar o cabelo e couro cabeludo. Repita este processo 2-3 vezes por semana, conforme necessário.

  1. Máscara de babosa e vinagre de maçã

Você também pode fazer uma combinação entre a babosa e o vinagre de maçã. Esta receita pode ser particularmente eficaz para couro cabeludo escamoso e coceira, pois algumas pessoas afirmam que a cidra de maçã também pode funcionar como um remédio natural para a caspa.

Para fazer esta máscara, misture 4 colheres de sopa de gel de babosa, 2 colheres de chá de vinagre de maçã e 1 colher de chá de mel, se desejar (o mel pode prender a umidade em seu cabelo e também tem um efeito suavizante).

Deixe descansar por uma hora, depois enxague bem. Repita conforme necessário.

  1. Máscara de babosa e iogurte

De acordo com um estudo de 2017, os probióticos no iogurte também podem ajudar com a caspa. Escolha um iogurte grego puro e sem açúcar.

Para fazer esta máscara, misture 2 colheres de sopa de iogurte, 2 colheres de sopa de gel de aloe vera, 2 colheres de algum chá de sua preferência se desejar. A camomila é uma boa escolha. Ela possui ação suavizante.

Diferentemente das outras máscaras citadas aqui, não deixe essa por mais de 20 a 30 minutos. Para obter melhores resultados, use uma vez por semana.

Shampoo de babosa

Receitas caseiras são maravilhosas, mas a vida cotidiana hoje é muito corrida e muitas pessoas não possuem tempo para comprar ingredientes e realiza-las. Mas isso não é desculpa para não tratar os cabelos com a babosa, que pode ser tão benéfica para ele!

Para esses casos, recomendamos produtos que contém a babosa em sua fórmula. Você só precisa abrir e usar, super prático!

O shampoo de babosa é rico em nutrientes com grande poder benéfico sobre o couro cabeludo, proporciona hidratação, maciez e regeneração aos fios, assim como a planta encontrada na natureza.

Fortalece os fios, previne a queda capilar e cuida do couro cabeludo, isso tudo sem que você precise procurar por ingredientes e seguir receitas. Além disso, a aplicação é feita durante o banho e o produto não precisa ficar de 30 minutos a 1 hora no seu cabelo.

Clique aqui para comprar o Shampoo de Babosa da Farmácia Eficácia

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário