fbpx

8 dicas e 2 tratamentos caseiros para acabar com o famoso frizz

  Por Brenda Archanjo

Um problema democrático é o frizz capilar, também conhecido como fios arrepiados, onde o cabelo da pessoa parece que levou um choque, sabe?

Aposto que ele também te incomoda, afinal ele surge em todos os tipos de cabelos, dos lisos aos cacheados ninguém escapa.

Mas afinal, porque será que isso acontece, como acabar com o famoso frizz? As respostas dessas perguntas você saberá ao final do artigo, então não deixe de ler tudo, ok?

O que é frizz?

Frizz, são aqueles fios que costumam ficar arrepiados no topo da cabeça, e que é um dilema e tanto, quando queremos sair com o penteado em ordem.

O que causa frizz capilar?

Muito são os fatores que colaboram para o surgimento do frizz. No entanto os mais comuns são:

  • Ressecamento
  • Excesso de procedimentos químicos, como descolorações e alisamentos
  • Clima úmido
  • Uso constante de secador e chapinha

Guia de como cuidar do cabelo para acabar com os fios arrepiados:

Atenção ao lavar o cabelo

Você costuma lavar o cabelo todo dia? Então pare já!

O nosso couro cabeludo produz uma oleosidade natural do qual tende a manter os fios hidratados o que consequentemente ajuda a evitar que o cabelo fique arrepiado.

E ao lavar o cabelo todos os dias, você acaba retirando essa camada lipídica da fibra capilar, o que acaba auxiliando para o ressecamento capilar e contribuindo para o surgimento do frizz.

Cuidado com a temperatura da água

Sabe a água morna quase quente, ela é aliada do frizz. Mas claro ninguém precisa tomar banho gelado nem eu gosto. Mas uma dica de ouro é finalizar a lavagem do seu cabelo com água fria, pois a água fria conseguira selar as cutículas dos seus fios, evitando assim o aspecto choque.

Atenção ao Atrito

 O frizz, é literalmente um fenômeno estático, e o atrito é seu grande aliado. Mas você deve estar pensando que atrito, afinal? Sabe aquela mania de esfregar os cabelos na toalha após o banho? Então esse movimento de esfregar, acaba gerando atrito o que automaticamente tende a ativar o modo frizz.

Opte por toalhas de tecidos de algodão ou microfibras e invés de esfregar, dê pequenas batidinhas para tirar o excesso de água dos fios.

 Use condicionador

Sim, aposto que vocês estão pensando é óbvio isso, porém muitas pessoas pulam essa etapa, simplesmente porque acham que não precisa. Pois bem, utilizar o condicionador após a lavagem do shampoo é extremamente importante, uma vez que a função do condicionador é fechar (selar) as cutículas capilares, que estão abertas devido a ação do shampoo.

 Invista em produtos

 Mesmo usando ótimos produtos na hora da lavagem, você deve investir em produtos também antifrizz, por exemplo um leave-in é fundamental no caso dos cabelos com frizz. Afinal um finalizador sem enxágue consegue a reter os nutrientes na fibra, prolongando o resultado dos tratamentos. Além disso, eles também podem oferecer proteção antiumidade, realçar o brilho dos fios, facilitar o desembaraço e deixar o cabelo muito mais macio

Abuse dos óleos vegetais

 Você pode tanto incluir um  óleo 100% vegetal em sua máscara de hidratação para dar uma turbinada no resultado e passar longe do frizz. Ou então você pode investir em umectações noturnas com o óleo de sua preferencia.

 Evite passar a mão no cabelo

 Cá estamos nós falando novamente de atrito, sim! O simples passar a mão no cabelo, acaba gerando atrito nos fios, o que contribui para o surgimento do frizz, então evite o máximo ficar tocando neles. E dê preferência por pentes de madeira, invés de plásticos.

Fuja de fios brancos

Se você é adepta a ter fios grisalhos então já percebeu que eles estão sempre com frizz, né? Pois é, isso acontece devido que a falta de melanina (cor) dos fios acaba auxiliando para o ressecamento capilar, o que deixa os fios fragilizados e causa frizz.

Então a dica aqui, é investir pesado em hidratações, óleos vegetais e produtos para manter o frizz bem longe.

Dois tratamentos simples e caseiros para combater o frizz

Vinagre de Maça

O vinagre de maça sela as cutículas, combatendo o frizz e ainda deixando o cabelo mais brilhoso. Inclusive ele tem outros benefícios que eu já falei dele aqui.

  • Dilua 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico em um copo de água
  • Depois que você tiver condicionado o cabelo, e enxaguado, aplique ou borrife essa mistura nos fios e não enxágue.

Tratamento anti frizz com abacate

  • Amasse um abacate;
  • Misture o abacate com uma colher de sopa de mel;
  • Adicione uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • Finalize com uma colher de sopa de vinagre de maçã;
  • Misture bem até ficar homogêneo;
  • Aplique a mistura no cabelo úmido, da raiz até as pontas;
  • Prenda o cabelo e o envolva com uma toca;
  • Deixe a mistura agindo de trinta a quarenta minutos;
  • Para finalizar, lave o cabelo normalmente

Confira abaixo essas 8 dicas que eu postei no Instagram sobre frizz .

 

View this post on Instagram

 

💥 [MEU CABELO PARECE QUE LEVOU UM CHOQUE] . . Está aí um problema democrático. O arrepiado também conhecido como frizz, surge em todos os tipos de cabelo, dos lisos aos cacheados, e geralmente acontece depois que o cabelo se repele ao entrar em contato com a umidade do ar. . . Para piorar, ele ainda pode sinalizar a necessidade urgente de hidratação. – 😨 . . Listei 8 dicas na foto seguinte para diminuir um pouco desse aspecto arrepiado. 🛑 Então DESLIZE O DEDO 👉🏻 👉🏻 . . Mas a DICA QUE SUPERA TODAS OUTRAS, é beba água 💦 bem fácil,simples e ESSENCIAL, mas que todo mundo esquece. . . Quando as escamas também conhecida como cutículas dos fios estão abertas (isso acontece quando os fios estão danificados) o cabelo perde água e nutrientes. . . Por isso é muito importante fazer hidratações semanais e seguir 8 dicas que irão diminuir ou até mesmo eliminar definitivamente o frizz capilar! 😉 . . E aí? Você também tem problemas com frizz? Já fez algo para resolver e não certo? Comente aqui em baixo ✍️🏻 e marque as amigas. . . #frizz #freefrizz #freefrizzcurls #hair #frizzcapilar #cabeloarrepiado #dicas #toucadecetim #toucadecetimantifrizz #umectacaocapilar #dicasparadiminuirfrizz

A post shared by B R E N D A / CRESCECABELO.COM (@brenda.archanjo) on

Dúvida? Opinião? Escreva um comentário